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dc.contributor.advisorGuimarães, Helenise Monteiro-
dc.contributor.authorAmorim, Gessica Cristina Barral Farias-
dc.date.accessioned2024-07-27T12:51:32Z-
dc.date.available2024-07-29T03:00:19Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationAMORIM, Gessica Cristina Barral Farias. Conhecimento e grandeza: pinturas e poemas de griôt Abdias Nascimento (1914-2011). 2024. 142 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23306-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subjectArte africanapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectDiáspora africanapt_BR
dc.subjectOrixáspt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectPan-africanismopt_BR
dc.subjectNascimento, Abdias do, 1914-2011pt_BR
dc.subjectArt, Brazilianen
dc.subjectArt, Africanen
dc.subjectAfro-Brazilian cultureen
dc.subjectAfrican diasporaen
dc.subjectOrishasen
dc.subjectCandomble (Cult)en
dc.subjectPan-Africanismen
dc.titleConhecimento e grandeza: pinturas e poemas de griôt Abdias Nascimento (1914-2011)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6266807318429051pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6492241961403991pt_BR
dc.contributor.referee1Corrêa, Patricia Leal Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6337035900819790pt_BR
dc.contributor.referee2Macedo, Clark Mangabeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736181360637730pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa investiga a produção de pinturas e poemas realizados pelo griôt Abdias Nascimento (1914-2011) no contexto histórico de 1968 a 1996, — sobretudo durante seus treze anos de exílio (1968-1981) nos Estados Unidos. O tema apresenta as análises das referências culturais de origens africanas encontradas nas pinturas e poemas, tais como: O Candomblé e a Mitologia dos Orixás; As Adinkra Asantes de Gana; Os Loas do Vodu Haitiano; Os Hieróglifos do Egito Antigo e as Figuras Históricas de Resistência Negra localizadas em sua produção e expressão artística. A pesquisa apresenta uma discussão teórica com o objetivo de conectar essas referências de origens africanas presentes na produção artística de Abdias Nascimento e utiliza o conceito de Candomblé empreendido no trabalho artístico e teórico de Abdias, — sobretudo nas considerações do texto intitulado: Minha Pintura e o Candomblé (2006); a categoria conceitual da Afrocentricidade proposta por Ama Mazama e as considerações a respeito da Diáspora e Identidade Cultural de Stuart Hall (1932-2014).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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