Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23306
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guimarães, Helenise Monteiro | - |
dc.contributor.author | Amorim, Gessica Cristina Barral Farias | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-27T12:51:32Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29T03:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Gessica Cristina Barral Farias. Conhecimento e grandeza: pinturas e poemas de griôt Abdias Nascimento (1914-2011). 2024. 142 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23306 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte brasileira | pt_BR |
dc.subject | Arte africana | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Diáspora africana | pt_BR |
dc.subject | Orixás | pt_BR |
dc.subject | Candomblé | pt_BR |
dc.subject | Pan-africanismo | pt_BR |
dc.subject | Nascimento, Abdias do, 1914-2011 | pt_BR |
dc.subject | Art, Brazilian | en |
dc.subject | Art, African | en |
dc.subject | Afro-Brazilian culture | en |
dc.subject | African diaspora | en |
dc.subject | Orishas | en |
dc.subject | Candomble (Cult) | en |
dc.subject | Pan-Africanism | en |
dc.title | Conhecimento e grandeza: pinturas e poemas de griôt Abdias Nascimento (1914-2011) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6266807318429051 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6492241961403991 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Corrêa, Patricia Leal Azevedo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6337035900819790 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Macedo, Clark Mangabeira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5736181360637730 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa investiga a produção de pinturas e poemas realizados pelo griôt Abdias Nascimento (1914-2011) no contexto histórico de 1968 a 1996, — sobretudo durante seus treze anos de exílio (1968-1981) nos Estados Unidos. O tema apresenta as análises das referências culturais de origens africanas encontradas nas pinturas e poemas, tais como: O Candomblé e a Mitologia dos Orixás; As Adinkra Asantes de Gana; Os Loas do Vodu Haitiano; Os Hieróglifos do Egito Antigo e as Figuras Históricas de Resistência Negra localizadas em sua produção e expressão artística. A pesquisa apresenta uma discussão teórica com o objetivo de conectar essas referências de origens africanas presentes na produção artística de Abdias Nascimento e utiliza o conceito de Candomblé empreendido no trabalho artístico e teórico de Abdias, — sobretudo nas considerações do texto intitulado: Minha Pintura e o Candomblé (2006); a categoria conceitual da Afrocentricidade proposta por Ama Mazama e as considerações a respeito da Diáspora e Identidade Cultural de Stuart Hall (1932-2014). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GCBAmorim.pdf | 2.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.