Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23309
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | Pereira, Nathalia Lessa Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-27T14:31:28Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29T03:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Nathalia Lessa Rodrigues. Fazer visível o invisível: o protagonismo colecionista feminino na coleção Jerônimo Ferreira das Neves. 2024. 95 f. TCC (Graduação) - Curso de História da Arte, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23309 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Colecionadores e coleção | pt_BR |
dc.subject | Mulheres colecionadoras de arte | pt_BR |
dc.subject | Neves, Eugênia Barbosa de Carvalho | pt_BR |
dc.subject | Museu D. João VI | pt_BR |
dc.subject | Collectors and collecting | pt_BR |
dc.subject | Women art collectors | pt_BR |
dc.title | Fazer visível o invisível: o protagonismo colecionista feminino na Coleção Jerônimo Ferreira das Neves | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3589319848375106 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7913096514832897 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Malta, Marize | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8588958225569705 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Tatiana da Costa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0950860379522727 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Claudia Maria de Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4485553418923188 | pt_BR |
dc.description.resumo | Parte do acervo do Museu D. João VI da EBA-UFRJ, a coleção Jerônimo Ferreira das Neves (JFN) é uma reunião eclética de objetos formada na Europa, em finais do século XIX e início do XX, pelo casal Jerônimo Ferreira das Neves e Eugênia Barbosa de Carvalho Neves. No entanto, o conjunto foi, majoritariamente, atribuído ao primeiro como único colecionador e, com isso, a centralidade de Eugênia na articulação da coleção JFN foi colocada em segundo plano. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo argumentar a favor da hipótese colocada: o protagonismo colecionista de Eugênia para a coleção JFN possibilitaria o seu reconhecimento como colecionadora. Para tal, estabelecemos um quadro teórico-referencial sobre o colecionismo de arte sob a perspectiva de gênero e sobre a coleção JFN; associado à revisão bibliográfica de fontes secundárias, realizamos levantamentos em arquivos históricos como o do Museu Nacional de Belas Arte, da Academia Brasileira de Letras, do Museu D. João VI e do Itamaraty; e em acervos digitais como a BNDigital e a Gallica. E, ainda, nos debruçamos sobre documentos da família e sobre a coleção per se. Através da argumentação traçada, foi possível corroborar o protagonismo colecionista de Eugênia na coleção JFN em variadas instâncias e, portanto, lhe reatribuir a posse do conjunto, como coautora, e afirmá-la colecionadora. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NLRodrigues.pdf | 5.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.