Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23309
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCavalcanti, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorPereira, Nathalia Lessa Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-07-27T14:31:28Z-
dc.date.available2024-07-29T03:00:19Z-
dc.date.issued2024-07-04-
dc.identifier.citationPEREIRA, Nathalia Lessa Rodrigues. Fazer visível o invisível: o protagonismo colecionista feminino na coleção Jerônimo Ferreira das Neves. 2024. 95 f. TCC (Graduação) - Curso de História da Arte, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23309-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColecionadores e coleçãopt_BR
dc.subjectMulheres colecionadoras de artept_BR
dc.subjectNeves, Eugênia Barbosa de Carvalhopt_BR
dc.subjectMuseu D. João VIpt_BR
dc.subjectCollectors and collectingpt_BR
dc.subjectWomen art collectorspt_BR
dc.titleFazer visível o invisível: o protagonismo colecionista feminino na Coleção Jerônimo Ferreira das Nevespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3589319848375106pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7913096514832897pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Malta, Marize-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8588958225569705pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Tatiana da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0950860379522727pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Claudia Maria de Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485553418923188pt_BR
dc.description.resumoParte do acervo do Museu D. João VI da EBA-UFRJ, a coleção Jerônimo Ferreira das Neves (JFN) é uma reunião eclética de objetos formada na Europa, em finais do século XIX e início do XX, pelo casal Jerônimo Ferreira das Neves e Eugênia Barbosa de Carvalho Neves. No entanto, o conjunto foi, majoritariamente, atribuído ao primeiro como único colecionador e, com isso, a centralidade de Eugênia na articulação da coleção JFN foi colocada em segundo plano. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo argumentar a favor da hipótese colocada: o protagonismo colecionista de Eugênia para a coleção JFN possibilitaria o seu reconhecimento como colecionadora. Para tal, estabelecemos um quadro teórico-referencial sobre o colecionismo de arte sob a perspectiva de gênero e sobre a coleção JFN; associado à revisão bibliográfica de fontes secundárias, realizamos levantamentos em arquivos históricos como o do Museu Nacional de Belas Arte, da Academia Brasileira de Letras, do Museu D. João VI e do Itamaraty; e em acervos digitais como a BNDigital e a Gallica. E, ainda, nos debruçamos sobre documentos da família e sobre a coleção per se. Através da argumentação traçada, foi possível corroborar o protagonismo colecionista de Eugênia na coleção JFN em variadas instâncias e, portanto, lhe reatribuir a posse do conjunto, como coautora, e afirmá-la colecionadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NLRodrigues.pdf5.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.