Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23335
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O mito da cultura pop: a construção de Arturia Pendragon na franquia Fate
Author(s)/Inventor(s): Costa, Mylena Machado da
Advisor: Salles, Luciana dos Santos
Abstract: A narrativa está presente na vida humana desde seus primórdios e pode ser encontrada nos mais antigos mitos e nas mais modernas produções da cultura pop. As histórias do ciclo arturiano englobam uma parcela importante da matéria da Bretanha, um conjunto de lendas relacionadas à história das ilhas britânicas e aos lendários reis bretões. Essas narrativas constroem um grande conjunto clássico que, ao longo dos séculos, foi adaptado e reinterpretado por diversos artistas. O presente trabalho visa analisar o mito na cultura pop investigar a reconstrução, não apenas da figura mitológica do rei Artur, mas também de algumas das narrativas do ciclo arturiano para a franquia japonesa Fate, iniciada como uma visual novel e, mais tarde, desdobrada em animes, mangás e jogos eletrônicos. A base narrativa da franquia se dá através da retratação de uma disputa pelo Santo Graal, na qual alguns magos escolhidos, chamados de mestres, invocam um único servo cada um. Esses servos são figuras históricas notáveis e o rei Artur é um deles, retratado como uma mulher: Arturia Pendragon. Ela é uma das figuras centrais da franquia, não apenas dentro da narrativa, mas também em peças de marketing. A pesquisa possui caráter exploratório, pautado na investigação do cânone mitológico em relação à adaptação citada e na análise do processo de tradução de uma narrativa lendária para um produto cultural de massa. É evidente que o tempo e o espaço são tópicos importantes para análise desse processo, visto que as epistemologias de uma época e de um povo interferem na maneira de produzir cultura. Percebe-se que há um cuidado com a essência dos personagens. Entretanto, é importante observar que esses mitos foram traduzidos para um público específico numa era que a cultura e as narrativas podem ser transformadas em produtos de mercado para as massas através da indústria cultural.
Keywords: Mitologia na literatura
Mito na literatura
Indústria cultural
Cultura popular
Cultura pop
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMCosta.pdf404.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.