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dc.contributor.advisorScheffel, Marcos Vinícius-
dc.contributor.authorMotta, Thiago Henrique-
dc.date.accessioned2024-07-31T15:13:12Z-
dc.date.available2024-08-02T03:00:20Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23342-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.titleRelação entre fala e escrita em livros didáticos: marcas da oralidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5291324246017765pt_BR
dc.contributor.referee1Uzêda, André Luís Mourão de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8972204034292026pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal desta monografia foi analisar criticamente o tratamento dado por livros didáticos de língua portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental à relação entre as marcas de oralidade e a escrita. Justifica-se por proporcionar reflexão a professores sobre a validade em investigar os fenômenos linguísticos oriundos da fala a fim de controlar suas influências que resultam em desvios na escrita, objetivando o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita de alunos. Como procedimento de pesquisa, adota-se a revisão bibliográfica de abordagem qualitativa. Para tanto, consultamos dois livros didáticos aprovados pelo PNLD 2020-2023, tendo como base teórica os estudos de Camara Jr. (2002 [1956]), Callou e Leite (2009 [1990]), Marcuschi (2008, 2010) e Mikaela Roberto (2016). Estes autores fornecem obras de referência em fonética, fonologia, processos fonético-fonológicos ou em aquisição da escrita. Nossa pesquisa se baseou em quatro perguntas: 1: A oralidade dispõe espaço razoável no livro didático do último ano do ensino fundamental? 2: Processos fonético-fonológicos são utilizados em representação à oralidade nos livros didáticos? 3: Os conteúdos selecionados se enquadram em alguma das três recomendações dispostas no tratamento da ‘relação entre fala e escrita’ da BNCC? 4: Qual categoria de processos fonético-fonológicos foi a mais recorrente? Os resultados, por sua vez, indicaram que os dois volumes analisados proporcionaram considerável quantidade de dados sobre gêneros orais; em relação aos processos fonético-fonológicos, constatou-se maior recorrência das categorias que comportam os tipos relacionados à acentuação gráfica indicativa de tonicidade ou de crase.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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