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http://hdl.handle.net/11422/23342
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Scheffel, Marcos Vinícius | - |
dc.contributor.author | Motta, Thiago Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T15:13:12Z | - |
dc.date.available | 2024-08-02T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23342 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.title | Relação entre fala e escrita em livros didáticos: marcas da oralidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5291324246017765 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Uzêda, André Luís Mourão de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8972204034292026 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo principal desta monografia foi analisar criticamente o tratamento dado por livros didáticos de língua portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental à relação entre as marcas de oralidade e a escrita. Justifica-se por proporcionar reflexão a professores sobre a validade em investigar os fenômenos linguísticos oriundos da fala a fim de controlar suas influências que resultam em desvios na escrita, objetivando o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita de alunos. Como procedimento de pesquisa, adota-se a revisão bibliográfica de abordagem qualitativa. Para tanto, consultamos dois livros didáticos aprovados pelo PNLD 2020-2023, tendo como base teórica os estudos de Camara Jr. (2002 [1956]), Callou e Leite (2009 [1990]), Marcuschi (2008, 2010) e Mikaela Roberto (2016). Estes autores fornecem obras de referência em fonética, fonologia, processos fonético-fonológicos ou em aquisição da escrita. Nossa pesquisa se baseou em quatro perguntas: 1: A oralidade dispõe espaço razoável no livro didático do último ano do ensino fundamental? 2: Processos fonético-fonológicos são utilizados em representação à oralidade nos livros didáticos? 3: Os conteúdos selecionados se enquadram em alguma das três recomendações dispostas no tratamento da ‘relação entre fala e escrita’ da BNCC? 4: Qual categoria de processos fonético-fonológicos foi a mais recorrente? Os resultados, por sua vez, indicaram que os dois volumes analisados proporcionaram considerável quantidade de dados sobre gêneros orais; em relação aos processos fonético-fonológicos, constatou-se maior recorrência das categorias que comportam os tipos relacionados à acentuação gráfica indicativa de tonicidade ou de crase. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
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