Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23342
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Relação entre fala e escrita em livros didáticos: marcas da oralidade
Autor(es)/Inventor(es): Motta, Thiago Henrique
Orientador: Scheffel, Marcos Vinícius
Resumo: O objetivo principal desta monografia foi analisar criticamente o tratamento dado por livros didáticos de língua portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental à relação entre as marcas de oralidade e a escrita. Justifica-se por proporcionar reflexão a professores sobre a validade em investigar os fenômenos linguísticos oriundos da fala a fim de controlar suas influências que resultam em desvios na escrita, objetivando o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita de alunos. Como procedimento de pesquisa, adota-se a revisão bibliográfica de abordagem qualitativa. Para tanto, consultamos dois livros didáticos aprovados pelo PNLD 2020-2023, tendo como base teórica os estudos de Camara Jr. (2002 [1956]), Callou e Leite (2009 [1990]), Marcuschi (2008, 2010) e Mikaela Roberto (2016). Estes autores fornecem obras de referência em fonética, fonologia, processos fonético-fonológicos ou em aquisição da escrita. Nossa pesquisa se baseou em quatro perguntas: 1: A oralidade dispõe espaço razoável no livro didático do último ano do ensino fundamental? 2: Processos fonético-fonológicos são utilizados em representação à oralidade nos livros didáticos? 3: Os conteúdos selecionados se enquadram em alguma das três recomendações dispostas no tratamento da ‘relação entre fala e escrita’ da BNCC? 4: Qual categoria de processos fonético-fonológicos foi a mais recorrente? Os resultados, por sua vez, indicaram que os dois volumes analisados proporcionaram considerável quantidade de dados sobre gêneros orais; em relação aos processos fonético-fonológicos, constatou-se maior recorrência das categorias que comportam os tipos relacionados à acentuação gráfica indicativa de tonicidade ou de crase.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Estudo e ensino
Livro didático
Oralidade
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

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