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http://hdl.handle.net/11422/23342
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Relação entre fala e escrita em livros didáticos: marcas da oralidade |
Autor(es)/Inventor(es): | Motta, Thiago Henrique |
Orientador: | Scheffel, Marcos Vinícius |
Resumo: | O objetivo principal desta monografia foi analisar criticamente o tratamento dado por livros didáticos de língua portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental à relação entre as marcas de oralidade e a escrita. Justifica-se por proporcionar reflexão a professores sobre a validade em investigar os fenômenos linguísticos oriundos da fala a fim de controlar suas influências que resultam em desvios na escrita, objetivando o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita de alunos. Como procedimento de pesquisa, adota-se a revisão bibliográfica de abordagem qualitativa. Para tanto, consultamos dois livros didáticos aprovados pelo PNLD 2020-2023, tendo como base teórica os estudos de Camara Jr. (2002 [1956]), Callou e Leite (2009 [1990]), Marcuschi (2008, 2010) e Mikaela Roberto (2016). Estes autores fornecem obras de referência em fonética, fonologia, processos fonético-fonológicos ou em aquisição da escrita. Nossa pesquisa se baseou em quatro perguntas: 1: A oralidade dispõe espaço razoável no livro didático do último ano do ensino fundamental? 2: Processos fonético-fonológicos são utilizados em representação à oralidade nos livros didáticos? 3: Os conteúdos selecionados se enquadram em alguma das três recomendações dispostas no tratamento da ‘relação entre fala e escrita’ da BNCC? 4: Qual categoria de processos fonético-fonológicos foi a mais recorrente? Os resultados, por sua vez, indicaram que os dois volumes analisados proporcionaram considerável quantidade de dados sobre gêneros orais; em relação aos processos fonético-fonológicos, constatou-se maior recorrência das categorias que comportam os tipos relacionados à acentuação gráfica indicativa de tonicidade ou de crase. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Estudo e ensino Livro didático Oralidade |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2024 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
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