Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23346
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Benvinda de Jesus Ferreira Ribeiro-
dc.contributor.authorGomes, Alice Sosa-
dc.date.accessioned2024-08-03T13:28:19Z-
dc.date.available2024-08-05T03:00:19Z-
dc.date.issued2024-07-12-
dc.identifier.citationGOMES, Alice Sosa. A importância do estudo técnico construtivo na preservação de bens culturais: estudo de caso sobre a obra "pescador napolitano". 2024. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Conservação e Restauração, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23346-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConservação e restauraçãopt_BR
dc.subjectEsculturapt_BR
dc.subjectMoldes em gessopt_BR
dc.subjectConservation and restorationpt_BR
dc.subjectSculpturept_BR
dc.subjectPlaster castspt_BR
dc.titleA importância do estudo técnico construtivo na preservação de bens culturais: estudo de caso sobre a obra “Pescador Napolitano”.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5013472856142606pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0554032646213595pt_BR
dc.contributor.referee1Gorini, Katia Correia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394936495071460pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Ana Paula Corrêa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3515681011265633pt_BR
dc.description.resumoDiante da necessidade de associar o conservador-restaurador ao conhecimento material e técnico construtivo de um bem cultural e, dessa forma, dar ênfase à historicidade e interdisciplinaridade relacionada à criação de métodos que contribuam para a preservação, pesquisa-se, então, sobre duas modalidades de moldagem vigentes no recorte temporal em que a escultura, <Pescador Napolitano=, pode ter sido criada, a fim de também analisar a história dessa obra de arte e apontar ligações dela com o ensino artístico no Brasil. Para tanto, é necessário que se faça um estudo sobre as materialidades e métodos contidos na produção de moldes, para que se possa, assim, fazer uma proposta de conservação-restauração condizente com a relação da obra e de seus componentes com o meio. Logo, realiza-se uma pesquisa em fonte primária nos arquivos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma pesquisa bibliográfica sobre as modalidades de reprodução de esculturas vigentes entre a época de vida do escultor responsável pela escultura original até o ano de obtenção da obra pelo o que hoje é chamada de <Escola de Belas Artes=, assim como, é feito um estudo sobre à ciência dos materiais comumente usados nas categorias de moldagem estudadas e, finalmente, realiza-se uma pesquisa de campo para ver se os estudos anteriores desse trabalho fazem jus a representação visual atual da escultura. Diante disso, verifica-se que os modelos vigentes na época eram os de gelatina ou por meio de moldes de tasselos de gesso, além disso, confere-se que eles podem ter estruturas internas que podem degradar toda a obra dependendo da conservação imposta a elas, o que impõe a constatação de que o grau de acerto em uma proposta de tratamento aumenta quando a interdisciplinaridade é levada em conta, ou seja, há arcabouço teórico e prático sobre os métodos construtivos e as materialidades para que possa, então, discernir qual é o melhor método de conservação-restauração.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Conservação e Restauração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASGomes.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.