Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23349
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Monica Batista Dias de | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Lívia Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-03T16:10:52Z | - |
dc.date.available | 2024-08-05T03:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES, Lívia Fonseca. Reflexões sobre reintegração cromática de douramento. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Conservação e Restauração, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23349 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conservação e restauração | pt_BR |
dc.subject | Douramento | pt_BR |
dc.subject | Reintegração cromática | pt_BR |
dc.subject | Conservation and restoration | pt_BR |
dc.subject | Gilding | pt_BR |
dc.subject | Chromatic reintegration | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre reintegração cromática de douramento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7534626001226389 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7158447100427736 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bteshe, Rafael | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5850076673795897 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Luana Manhães da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7552401612744516 | pt_BR |
dc.description.resumo | No decorrer deste trabalho, exploramos os fundamentos científicos da restauração, revisamos uma breve história da evolução da conservação e da restauração e examinamos a influente teoria de Cesare Brandi. Mergulhamos nas técnicas de reintegração cromática, abrangendo métodos como pontilhismo, tratteggio, reintegração mimética, seleção cromática, abstração cromática e o tom neutro. O destaque é a arte da douração, revelando o ouro como um metal precioso com aplicações históricas e culturais. Uma reflexão crítica sobre a utilização da folha de ouro no restauro é discutida. Finalmente, exploramos a técnica de "Seleção do Efeito Ouro", oferecendo uma abordagem única ao restauro de obras douradas. Este trabalho procura integrar ciência e arte na conservação, contribuindo para a compreensão e melhoria contínua das práticas restaurativas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Conservação e Restauração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LFMagalhaes.pdf | 6.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.