Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23360
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Odisseia negra
Autor(es)/Inventor(es): Gonçalves, Lucas Nazario
Orientador: Soares, Lilian de Carvalho
Resumo: Esta pesquisa se fundamenta na trajetória de corpos negros lidando com seus traumas passados e presentes, a fim de entender a influência destes traumas nas construções internas de corpos negros em uma sociedade fundamentada na escravidão e violência estrutural. Odisseia negra é um projeto artístico visual desenvolvido a partir da imersão e cura destes corpos, visando a externalização de dores ancestrais que acumulam pesos. Partindo de uma investigação teórica a respeito de trauma e sua relação com o corpo, artistas como Antônio Obá, Caetano Dias, Ayrson Heráclito e Carla Santana são demandados a fim de tratar a manifestação da arte como feramente de expurgo dos traumas do corpo negro por meio de performance e vídeo. A pesquisa resulta numa vídeo instalação imersiva, resultante das experimentações performáticas visuais executadas ao longo das investigações.
Palavras-chave: Trauma psíquico
Memória
Negros
Vídeoarte
Performance (Arte)
Instalações (Arte)
Psychic trauma
Memory
Black people
Video art
Performance art
Installations (Art)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 24-Nov-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GONÇALVES, Lucas Nazário. Odisseia negra. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bachareado em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação Visual Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LNGonçalves.pdf2.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.