Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23363
Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: Estudos sobre a natureza do agir em projeto de divulgação científica: análise do projeto de extensão “Ciência para poetas na escola”
Autor(es)/Inventor(es): Passinato, Cristiana de Barcellos
Orientador: Turci, Cássia Curan
Coorientador: Araújo Neto, Waldmir Nascimento de
Resumo: O estudo da função narrativa colocou pela primeira vez o problema da relação entre mito e mimese na Poética de Aristóteles. A ficção narrativa, por exemplo, imita a ação humana, pois contribui para remodelar suas estruturas e dimensões segundo uma configuração imaginária na intriga. A ficção tem o poder de refazer a realidade, já que o texto aspira intencionalmente um horizonte de realidade nova. Toma-se como recurso teórico a relação entre texto e ação, ou seja, o campo de estudo das potenciais modificações que os discursos podem produzir no mundo. Considera-se que o modo de agir (componentes da ação) é condicionado pela compreensão, a qual depende do reconhecimento daquilo que o outro sujeito quer dizer. Obviamente, considera-se que esse é um pressuposto “a priori” de qualquer projeto de divulgação: fazer-se entender. Todavia, em nossa defesa se estabelece a necessidade de haver uma relação indicial (como uma formulação semiótica) de vinculação entre os representantes do projeto e o público. Busca-se compreender a delimitação de território que o grupo de professores da área de ciências quer encaminhar através da ação desse projeto junto aos “poetas” que são indicados como grupo contemplado pelas visitas, palestras e ações executadas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo sobre os desdobramentos na ação de um projeto de ensino e extensão da UFRJ com ampla repercussão no cenário acadêmico, chamado “ciência para poetas na escola”. Especificamente, delimita-se aqui uma defesa sobre a validade de um aporte teórico centrado na confluência entre a hermenêutica e a fenomenologia. O projeto que tomamos como caso faz parte de um projeto maior de divulgação científica que se chama “ciência para poetas”. A metodologia prevê estudar a documentação do projeto e verificar a natureza dos processos de divulgação que foram realizados, entrevistar os responsáveis nas diferentes instâncias envolvidas e estabelecer as relações entre os aspectos intencionais movimentados no discurso (texto do projeto e texto das atividades) e confrontá-los com os modos de ação decorrentes dessa iniciativa. Entrevistaram-se os responsáveis locais de uma escola atendida pelo projeto. As entrevistas foram registradas em áudio e transcritas para avaliação e estudo. O processo de ação associado ao projeto indica a necessidade do grupo social (membros da academia) dar-se uma imagem de si mesmo, de representar-se, pôr-se em jogo, em cena, e nesse sentido justificar-se o valor fenomenológico dado. O processo encontrado na instância documental do projeto “ciência para poetas” demonstra que o grupo pretende ter razão em ser o que é. Assim, pode-se perceber que o projeto é não somente reflexo, mas justificação. Possui função generativa a partir de processos simplificadores e esquemáticos da atividade científica, com o objetivo de atribuir valor de verdade à prática da pesquisa científica em geral.
Resumo: The study of the narrative function first raised the problem of the relationship between myth and mimesis in Aristotle's Poetics. Narrative fiction, for example, imitates human action, as it helps to remodel its structures and dimensions according to an imaginary configuration in the plot. Fiction has the power to remake reality, since the text intentionally aspires to a horizon of new reality. The relationship between text and action is taken as a theoretical resource, that is, the field of study of the potential changes that discourses can produce in the world. It is considered that the way of acting (components of action) is conditioned by understanding, which depends on the recognition of what the other subject wants to say. Obviously, it is considered that this is an “a priori” assumption of any dissemination project: to make oneself understood. However, our defense establishes the need for an indexical relationship (as a semiotic formulation) of connection between the representatives of the project and the public. We seek to understand the delimitation of the territory that the group of professors in the area of ​​sciences wants to address through the action of this project with the “poets” who are indicated as a group contemplated by the visits, lectures and actions carried out. The present work aims to present the results of a study on the developments in the action of a teaching and extension project at UFRJ with broad repercussions in the academic scenario, called “science for poets in school”. Specifically, we delimit here a defense on the validity of a theoretical contribution centered on the confluence between hermeneutics and phenomenology. The project that we take as a case is part of a larger scientific dissemination project called “science for poets”. The methodology involves studying the project documentation and verifying the nature of the dissemination processes that were carried out, interviewing those responsible in the different instances involved and establishing the relationships between the intentional aspects involved in the discourse (project text and activity text) and comparing them with the modes of action resulting from this initiative. The local leaders of a school served by the project were interviewed. The interviews were recorded in audio and transcribed for evaluation and study. The action process associated with the project indicates the need for the social group (members of the academy) to create an image of itself, to represent itself, to put itself in play, on stage, and in this sense to justify the phenomenological value given. The process found in the documentary instance of the “science for poets” project demonstrates that the group intends to be right in being what it is. Thus, it can be seen that the project is not only a reflection, but also a justification. It has a generative function based on simplifying and schematic processes of scientific activity, with the aim of attributing truth value to the practice of scientific research in general.
Palavras-chave: Espaço não-formal de ensino
Ensino de ciências
Extensão
Linguagem
Semiótica
Divulgação científica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Programa: Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PASSINATO, Cristiana de Barcellos. Estudos sobre a natureza do agir em projeto de divulgação científica: análise do projeto de extensão “Ciência para poetas na escola”. 2014. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Saberes e Práticas na Educação Básica

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