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http://hdl.handle.net/11422/23371
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Martins, Adriana Leitão | - |
dc.contributor.author | Souza, Gabriela Daflon da Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T14:16:21Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Gabriela Daflon da Costa de. A aquisição da morfologia verbal de tempo e aspecto no transtorno do espectro do autismo. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português - Italiano) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23371 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Transtorno autístico | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.title | A aquisição da morfologia verbal de tempo e aspecto no transtorno do espectro do autismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3516755675572396 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0668895116317269 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Lessa, Adriana Tavares Maurício | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2251483421572756 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Roberto, Tania Mikaela Garcia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6443925493118861 | pt_BR |
dc.description.resumo | O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento descrito pelas dificuldades nas habilidades sociais, no uso comunicativo da linguagem verbal e não verbal e caracterizado pelos interesses restritos e padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados. Esse trabalho tem como objetivo a identificação das realizações verbais das morfologias e dos traços aspectuais semânticos nelas codificados, a fim de examinar se a ordem de aquisição dentro do espectro autista parece ser similar ao descrito nos estudos realizados sobre aquisição de aspecto no português do Brasil. Essa pesquisa parte da hipótese da primazia do aspecto, acerca da aquisição de morfologias verbais para crianças neurotípicas. Para tanto, foram realizadas sete gravações de fala com uma criança brasileira inserida no espectro autista, do sexo feminino, com idade inicial de 4 anos. Após a análise dos dados obtidos com as transcrições das gravações, pode-se afirmar que a hipótese da primazia do aspecto não foi refutada, a criança neuroatípica seguiu as realizações previstas pela Hipótese. Destaca-se, por fim, a contribuição de estudos de aquisição da linguagem, como este, para examinar se a ordem de aquisição dentro do espectro autista parece ser similar ao descrito nos estudos realizados sobre aquisição de aspecto por crianças neurotípicas no português do Brasil. A caracterização precisa da aquisição de linguagem por crianças do espectro autista pode contribuir para o entendimento de particularidades da comunicação dessas crianças e, consequentemente, para o estabelecimento de estratégias que contribuam com essa comunicação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Italiano |
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