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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O uso de construções concessivas em espanhol: uma análise de aunque e pese a que
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Thiago dos Santos
Tutor: Cezario, Maria Maura da Conceição
Resumen: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar comparativamente as orações hipotáticas em espanhol introduzidas por aunque e pese a que, no que diz respeito às propriedades funcionais e discursivas, com o aparato teórico da Linguística Funcional Centrada no Uso, a qual une pressupostos do funcionalismo norte-americano (Hopper, 1987; Givón, 1984, 1995; Bybee, 2010) e o modelo de gramática proposto pela Gramática de Construções (Goldberg, 1995, 2006, 2019; Croft, 2001, Rosário; Oliveira,Furtado da Cunha; Cezario, 2023). Adotamos o Princípio da Não-Sinonímia (Goldberg, 1995) para guiar a nossa hipótese geral de que, apesar de se inserirem em contextos semelhantes, essas construções apresentam especificidades estruturais e semântico-pragmáticas. Se há diferenças na forma, existe, em algum grau, uma função comunicativa diferente. Metodologicamente, fazemos uma análise qualitativa e quantitativa. Os dados para análise foram retirados do Corpus del Español, na modalidade escrita, sendo textos de plataformas online, como jornais, revistas e blogs. Coletamos 360 dados, sendo 180 para cada construção estudada. A partir dos resultados encontrados, foi possível verificar que as construções estudadas, apesar de serem semelhantes na forma e no significado, possuem especificidades particulares de uso no contexto real de comunicação. Além disso, a pesquisa trouxe resultados relevantes para compreendermos como se definem links entre construções de um mesmo esquema e como falantes de diferentes línguas irmãs escolhem as construções.
Materia: Gramática funcional
Linguística funcional
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Espanhol

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