Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23378
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O programa de monitoramento da qualidade hospitalar da Agência Nacional de Saúde Suplementar e os hospitais conveniados ao SUS: explorando o mix público privado
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Giovanna de Castro Mazolli e.
Tutor: Silva, Miriam Ventura da
Resumen: Introdução: A fim de garantir um sistema de atendimento eficaz e eficiente dentro na saúde suplementar, o Programa de Monitoramento da qualidade Hospitalar (PM QUALISS Hospitalar) foi criado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, com o objetivo de avaliação de resultados por meio do monitoramento mensal de indicadores hospitalares. É um programa estratégico para a qualificação dos prestadores de serviços hospitalares da saúde suplementar, realizado em ciclos anuais e com adesão voluntária. No projeto, há unidades hospitalares com dupla porta de entrada, evidenciando a importância do estudo para a caracterização desses hospitais e, juntamente, para a compreensão sobre as possíveis repercussões para a rede SUS, tendo em vista a cobertura duplicada e o mix público e privado no sistema de saúde brasileiro. Objetivo: O presente trabalho apresentou como objetivo o mapeamento e caracterização dos hospitais que ofertam serviços na rede SUS (complementar) dentro do Programa da ANS e a identificação das possíveis repercussões para a rede SUS. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e analítico, produzido no período de janeiro a junho de 2024, a fim de estimar a ocorrência de participação dos hospitais conveniados à rede SUS e na rede privada de planos e seguros de saúde no PM-QUALISS Hospitalar no ciclo de 2023. As principais ferramentas de pesquisa utilizadas foram o Buscador do Qualiss e o CNES do Ministério da Saúde. Resultados: Verificou-se que cerca de 40% dos hospitais participantes do PM-QUALISS Hospitalar no ciclo de 2023 são dupla porta de entrada, ou seja, atendem SUS. Dentre esses hospitais, a maioria se localiza nas capitais dos estados brasileiros (52,1%) e estão localizados, respectivamente nas macrorregiões Sul (32,4%), Sudeste (32,4%), Nordeste (25,4%), centro-oeste (7,0%) e norte (2,8%). Considerações finais: A temática do mix público e privado abrange complexas articulações. Os sistemas de saúde público e privado devem sempre buscar o equilíbrio, objetivando a diminuição das desigualdades e iniquidades, a fim de garantir o bem-estar coletivo para que ambos os sistemas sejam eficazes, eficientes e seguros.
Materia: Agência Nacional de Saúde Suplementar
Saúde suplementar
Sistema Único de Saúde
Qualidade hospitalar
Parcerias público-privadas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Unidade de producción: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 17-jul-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Giovanna de Castro Mazolli e. O programa de monitoramento da qualidade hospitalar da Agência Nacional de Saúde Suplementar e os hospitais conveniados ao SUS: explorando o mix público privado. 2024. 59 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Saúde Coletiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GCMOliveira.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.