Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23379
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Pessoas idosas no contexto da COVID-19 e as possibilidades do uso de tecnologias digitais: uma revisão de literatura
Autor(es)/Inventor(es): Lisboa, Bruna de Mello Silva
Tutor: Silva, Neide Emy Kurokawa e
Tutor : Menezes, Rachel Aisengart
Resumen: Os primeiros casos de infecção pelo vírus da COVID-19 começaram na China e se espalharam rapidamente pelo mundo. Esta calamidade pública foi intitulada pela OMS como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), em 30 de janeiro de 2020, o mais alto nível de alerta da Organização, sendo o isolamento social uma das principais medidas preventivas. Diante disso, a tecnologia digital possibilitou o trabalho e o estudo à distância, a comunicação com os familiares, a busca por informações e a distração nas redes sociais. Esse fato pode ter ocasionado impactos no cotidiano das pessoas idosas, visto que a Era Digital está sendo vivenciada pela primeira vez pelos idosos da contemporaneidade, diferentemente dos mais jovens que nascem nessa realidade. Neste contexto, o presente estudo discorre sobre o uso de tecnologias digitais por idosos, durante a pandemia de COVID-19. Foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados do Portal da CAPES, abrangendo os anos entre 2020 a 2023. Dos 314 artigos levantados, foram analisados 21, após filtros e exclusões. A maior parte dos artigos foi publicada no ano de 2022. Dentre as tecnologias digitais mencionadas, smartphone, computador e televisão foram as mais utilizadas pelos idosos. Quanto às finalidades desse uso, parte foi para ter acesso às notícias e informações sobre a COVID-19, bem como aos profissionais de saúde e cuidados em saúde, para comunicação entre familiares e amigos e para continuação das atividades que eram feitas presencialmente, como prática de exercício físico, curso de inclusão digital e ensino à distância. Dessa maneira, foram apontadas práticas bem-sucedidas, mas também aspectos negativos no cotidiano dos idosos, principalmente devido à propagação de notícias falsas e tragédias. Ademais, houve menções de dificuldades de acesso à internet juntamente com a pouca familiarização ao seu uso, o que resultou em um alcance limitado dos benefícios das ações em saúde durante o isolamento. Assim, o investimento em ferramentas que promovam práticas mais acessíveis e inclusivas (levando em consideração as limitações da pessoa idosa) apresenta grande importância para promoção da saúde dessa população, permitindo fazer escolhas mais assertivas e reivindicar outras medidas necessárias ao acesso à saúde como um todo.
Materia: Idoso
Covid-19
Tecnologia da informação
Redes sociais
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Unidade de producción: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-ago-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LISBOA, Bruna de Mello Silva. Pessoas idosas no contexto da COVID-19 e as possibilidades do uso de tecnologias digitais: uma revisão de literatura. 2024. 49 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Saúde Coletiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BMSLisboa.pdf299.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir  ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.