Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Tânia Conceição Clemente de-
dc.contributor.authorRibeiro, Nádia Fernandes-
dc.date.accessioned2024-08-10T13:40:18Z-
dc.date.available2024-08-12T03:00:21Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Nádia Fernanda. Escolarização e inclusão de alunos indígenas com deficiências nas escolas indígenas de São Félix do Xingu-PA. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23402-
dc.description.abstractThis work aims to present a concise description of the history, characteristics, legislation and process of inclusion and schooling of indigenous students, besides to understand the educational strategies aimed at the schooling of Mebêngôkre (Kayapó) students with disabilities in regular education, at São Félix do Xingu, Pará. We identified and carried out the diagnosis of the students in different communities. To carry out this dissertation, primary data were collected from the students and from the observations made during two years acting as coordinator in indigenous schools.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLínguas indígenaspt_BR
dc.subjectKayapópt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectMebêngôkrept_BR
dc.titleEscolarização e inclusão de alunos indígenas com deficiências nas escolas indígenas de São Félix do Xingu - PApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6982352616178640pt_BR
dc.contributor.referee1Christino, Beatriz Protti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1139526431179026pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Jane Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6223974998837706pt_BR
dc.contributor.referee3Bonfim, Evandro de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4706924896241987pt_BR
dc.contributor.referee4Moura, Jhonathan Ribeiro Faria de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma descrição concisa sobre o histórico, as características, a legislação e o processo de inclusão e escolarização de alunos indígenas, além da compreensão das estratégias educacionais voltadas à escolarização do aluno Mebêngôkre (Kayapó) com deficiência no ensino regular no município de São Félix do Xingu, no Pará. Foi identificados e realizados os diagnósticos dos alunos em diferentes comunidades. Para a realização deste trabalho, foram coletados dados primários junto aos alunos e dados provenientes das observações feitas durante dois anos atuando como coordenadora nas escolas indígenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMuseu Nacionalpt_BR
dc.publisher.programCurso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS INDIGENASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Linguística e Línguas Indígenas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NFRibeiro.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.