Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23402
Tipo: Dissertação
Título: Escolarização e inclusão de alunos indígenas com deficiências nas escolas indígenas de São Félix do Xingu - PA
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Nádia Fernandes
Orientador: Souza, Tânia Conceição Clemente de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma descrição concisa sobre o histórico, as características, a legislação e o processo de inclusão e escolarização de alunos indígenas, além da compreensão das estratégias educacionais voltadas à escolarização do aluno Mebêngôkre (Kayapó) com deficiência no ensino regular no município de São Félix do Xingu, no Pará. Foi identificados e realizados os diagnósticos dos alunos em diferentes comunidades. Para a realização deste trabalho, foram coletados dados primários junto aos alunos e dados provenientes das observações feitas durante dois anos atuando como coordenadora nas escolas indígenas.
Resumo: This work aims to present a concise description of the history, characteristics, legislation and process of inclusion and schooling of indigenous students, besides to understand the educational strategies aimed at the schooling of Mebêngôkre (Kayapó) students with disabilities in regular education, at São Félix do Xingu, Pará. We identified and carried out the diagnosis of the students in different communities. To carry out this dissertation, primary data were collected from the students and from the observations made during two years acting as coordinator in indigenous schools.
Palavras-chave: Kayapó
Inclusão social
Estudantes
Pessoas com deficiência
Mebêngôkre
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS INDIGENAS
Programa: Curso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas
Unidade produtora: Museu Nacional
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Jun-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RIBEIRO, Nádia Fernanda. Escolarização e inclusão de alunos indígenas com deficiências nas escolas indígenas de São Félix do Xingu-PA. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024
Aparece nas coleções:Linguística e Línguas Indígenas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NFRibeiro.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.