Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23403
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dc.contributor.advisorSouza, Tania Conceição Clemente de-
dc.contributor.authorMoura (Yuhpháko), Maria Angela Matos-
dc.date.accessioned2024-08-10T14:13:18Z-
dc.date.available2024-08-12T03:00:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMOURA (YUHPHÁKO), Maria Angela Matos. Memorial Tukano: mitologia, organização social, conflitos e resistência. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23403-
dc.description.abstractThis dissertation aims to bring to light the knowledge of Tukano mythology that, for many years, have been preserved through orality, since orality governed the entire set of values and rules, mythological and cosmological thought, fundamental factors, which governed strongly the life of the Yepá Mahsã people. The specific objectives are: to understand the mythological universe of creation as an importantaspect, which after that begins all the living, coexistence and experience through blessing, ritual, belief, regulated food, union of the human being with the environment; knowing the mythological narrative, as a striking feature, which influenced the organization of the society of the indigenous Yepá Mahsã people, which remained in the social context in the past and today; report the place of the indigenous women in this social organization and the acts of violence against women that did not fit the precepts of society and narrate the many forms of resistance of this discriminated woman. The methodology used is qualitative and descriptive field research, whose purpose was to seek wise elderly people possessing the knowledge of the narratives of the mythology of creation andespecially of how the emergence of women was and their remarkable presence in the history of creation. Our consultants are the shamans who know the mythological narratives. The storytellers narrated in Tukano and we translated into Portuguese. The theoretical assumptions follow the foundations of the School of Discourse Analysis, founded by Pêcheux, in addition to others brought by Foucault.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMitologia Tukanopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectOrganização socialpt_BR
dc.subjectClãspt_BR
dc.subjectCunhadagempt_BR
dc.titleMemorial Tukano: mitologia, organização social, conflitos e resistênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6982352616178640pt_BR
dc.contributor.referee1Christino, Beatriz Protti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1139526431179026pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Silvia Barreiro dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3761762151666577pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo trazer à tona os conhecimentos da mitologia Tukano que, durante muitos anos, vêm sendo preservados através da oralidade, já que a oralidade regia todo o conjunto de valores e regras, o pensamento mitológico, cosmológico, fatores fundamentais, que regiam fortemente a vida do povo Yepá Mahsã. Os objetivos específicos são: Compreender o universo mitológico da criação como aspecto importante, que após isso inicia toda a vivência, convivência e a experiência através de benzimento, ritual, crença, alimentação regrada, união do ser humano com o meio ambiente. Conhecer a narrativa mitológica, como característica marcante, que influenciou na organização da sociedade do povo indígena Yepá Mahsã. O que permaneceu no contexto social no passado e na atualidade. Relatar o lugar da mulher indígena nesta organização social e atos de violência contra a mulherque não se enquadrava nos preceitos da sociedade. (4) Narrar as muitas formas de resistência dessa mulher discriminada. A metodologia utilizada é a pesquisa de campo qualitativa e descritiva, cuja finalidade foi buscar pessoas idosas sábias possuidoras dos conhecimentos das narrativas da mitologia da criação e principalmente de como foi o surgimento das mulheres e a sua presença marcante na história da criação. Nossos consultores são os pajés conhecedores das narrativas mitológicas. Os contadores de histórias foram narrando em língua tukano e nós traduzimos para o português. Os pressupostos teóricos seguem fundamentos da escola de Análise de Discurso, fundada por Pêcheux, além de outros trazidos por Foucault.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMuseu Nacionalpt_BR
dc.publisher.programCurso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Linguística e Línguas Indígenas

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