Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23466
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dc.contributor.advisorChristino, Beatriz Protti-
dc.contributor.authorSilva, Paulo de Tássio Borges da-
dc.date.accessioned2024-08-17T10:19:06Z-
dc.date.available2024-08-19T03:00:19Z-
dc.date.issued2019-09-23-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo de Tássio Borges da. Políticas linguísticas de revitalização entre os Pataxó do território Kaí- Pequi. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas, Profllind - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23466-
dc.description.abstractThis work is part of the Master's Program in Linguistics and Indigenous Languages of the National Museum of the Federal University of Rio de Janeiro- National Museum- UFRJ. The research seeks to analyze the Patxôhã Revitalization / Resumption Language Policies by the Kaí-Pequi Pataxó Territory (Cumuruxatiba), with the following specific objectives: a) Reflect on the contexts of the Language Policies for Indigenous People in Brazil; b) Understand the Language Policies of Revitalization built by Indigenous Peoples in the Brazilian Northeast; c) Identify Patxôhã's revitalization / retaking language policies by the Pataxó de Cumuruxatiba; d) Analyze the disciplining processes of Pataxó language from the insertion of Patxôhã in the school curriculum. The methodology used in the research follows the poststructural ethnographic perspective, making use of ethnographic extracts from thirteen years with the Cumuruxatiba Pataxó. The Pataxó People are distributed in forty villages, six in Minas Gerais, one in Rio de Janeiro and thirty-three in the far south of Bahia, being classified by anthropology as South South American Indians, belonging to the Macro- jê linguistic trunk and the family. Maxakali. In Brazilian Indigenous School Education, the Pataxó People are located in the Yby Yara Ethno-Educational Territory, which in Tupi means “Landlords”. In the Kaí-Pequi Territory there are two schools, the Kijetxawê Zabelê Indigenous State College and the Tãnara Pequi / Gurita Indigenous State College, serving more than 500 students in both units. In the curriculum of schools there are intercultural endeavors in working with Patxôhã, having the language a legitimate place in the culture class, where it can be seen that the revitalization of the language for the Pataxó people has been a way of ethnically reaffirming itself before the Brazilian State.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLínguas indígenaspt_BR
dc.subjectPolíticas Linguísticaspt_BR
dc.subjectRevitalização linguísticapt_BR
dc.subjectPatxôhãpt_BR
dc.subjectPovo Pataxópt_BR
dc.subjectCumuruxatibapt_BR
dc.titlePolíticas linguísticas de revitalização entre os Pataxó do território Kaí- Pequipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1139526431179026pt_BR
dc.contributor.referee1Lagares, Xoán Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2004481969817661pt_BR
dc.contributor.referee2Lagorio, Maria Aurora Consuelo Alfar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1278128179315100pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Marci Fileti-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4095743026369626pt_BR
dc.contributor.referee4Couto, Letícia Rebollo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6224939775524377pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho faz parte do Programa de Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro- Museu Nacional- UFRJ. A pesquisa busca analisar as Políticas Linguísticas de Revitalização/Retomada do Patxôhã pelos (as) Pataxó do Território Kaí-Pequi (Cumuruxatiba), tendo os seguintes objetivos específicos: a) Refletir acerca dos contextos das Políticas Linguísticas para Indígenas no Brasil; b) Compreender as Políticas Linguísticas de Revitalização construídas por Povos Indígenas no Nordeste Brasileiro; c) Identificar as Políticas Linguísticas de revitalização/retomada do Patxôhã pelos (as) Pataxó de Cumuruxatiba; d) Analisar os processos de disciplinarização da língua Pataxó a partir da inserção do Patxôhã no currículo escolar. A metodologia utilizada na pesquisa segue a perspectiva etnográfica pós-estrutural, fazendo uso de extratos etnográficos de treze anos de convívio com os Pataxó de Cumuruxatiba. O Povo Pataxó está distribuído em quarenta aldeias, seis em Minas Gerais, uma no Rio de Janeiro e trinta e três no Extremo Sul da Bahia, sendo classificado pela antropologia como índios Sul-Americanos Meridionais, pertencentes ao tronco linguístico Macro-jê e à família Maxakali. Na Educação Escolar Indígena brasileira, o Povo Pataxó insere-se no Território Etnoeducacional Yby Yara, que em Tupi significa “Donos da Terra”. No Território Kaí-Pequi há duas escolas, o Colégio Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê e o Colégio Estadual Indígena Tãnara Pequi/Gurita, atendendo mais de 500 alunos nas duas unidades. Nos currículos das escolas há empreendimentos interculturais no trabalho com o Patxohã, tendo a língua um lugar legítimo na aula de cultura, onde percebe-se que a revitalização da língua para o Povo Pataxó tem sido uma maneira de se reafirmar etnicamente frente ao Estado brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMuseu Nacionalpt_BR
dc.publisher.programCurso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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