Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23503
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rocha, Ana Angelita Costa Neves da | - |
dc.contributor.author | Viegas, Gabriel Souto Maior Thompson | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T14:15:13Z | - |
dc.date.available | 2024-08-22T03:00:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.citation | VIEGAS, Gabriel Souto Maior Thompson. O ensino de Geografia em tempos de pandemia: um estudo de caso no colégio de aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23503 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Colégio de Aplicação da UFRJ | pt_BR |
dc.title | O ensino de Geografia em tempos de pandemia: um estudo de caso no colégio de aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0514843501598342 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1170985077198643 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Roberto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2481647952690184 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa traçar uma análise do progresso escolar do oitavo ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRJ com o avanço da pandemia de COVID-19 pelo Brasil e pelo mundo e como este evento impactou no sistema de ensino público, a partir de um estudo de caso realizado por meio de um acompanhamento dos encontros virtuais e remotos de uma turma que já havia acompanhado presencialmente, tendo como referência seu antes e depois da pandemia. Conta com acompanhamentos em sala de aula de maneira remota ao longo do período de um ano letivo, além de conversas periódicas com a professora regente da turma e de uma entrevista com a mesma após o fim do processo a fim de trazer um balanço e um panorama geral das consequências da utilização de um modelo remoto e virtual no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes do sistema público de ensino e possíveis alternativas e estratégias, abordagens e metodologias para diminuir este impacto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Viegas_GSMTV.pdf | 650.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.