Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23503
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRocha, Ana Angelita Costa Neves da-
dc.contributor.authorViegas, Gabriel Souto Maior Thompson-
dc.date.accessioned2024-08-20T14:15:13Z-
dc.date.available2024-08-22T03:00:23Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.identifier.citationVIEGAS, Gabriel Souto Maior Thompson. O ensino de Geografia em tempos de pandemia: um estudo de caso no colégio de aplicação Universidade Federal do Rio De Janeiro. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23503-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectColégios de aplicaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Disease)pt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectPandemicspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.titleO ensino de Geografia em tempos de pandemia: um estudo de caso no colégio de aplicação da Universidade Federal do Rio De Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0514843501598342pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1170985077198643pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Roberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2481647952690184pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa traçar uma análise do progresso escolar do oitavo ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRJ com o avanço da pandemia de COVID-19 pelo Brasil e pelo mundo e como este evento impactou no sistema de ensino público, a partir de um estudo de caso realizado por meio de um acompanhamento dos encontros virtuais e remotos de uma turma que já havia acompanhado presencialmente, tendo como referência seu antes e depois da pandemia. Conta com acompanhamentos em sala de aula de maneira remota ao longo do período de um ano letivo, além de conversas periódicas com a professora regente da turma e de uma entrevista com a mesma após o fim do processo a fim de trazer um balanço e um panorama geral das consequências da utilização de um modelo remoto e virtual no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes do sistema público de ensino e possíveis alternativas e estratégias, abordagens e metodologias para diminuir este impacto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Viegas_GSMTV.pdf650.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.