Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23532
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Validação de um aplicativo móvel com a Escala de Autoeficácia na amamentação
Autor(es)/Inventor(es): Gonçalves, Laura Azevedo
Orientador: Christoffel, Marialda Moreira
Resumo: O aleitamento materno é uma fonte de alimento segura, apropriada, barata, eficaz e econômica de alimentação e apesar dos avanços o Brasil ainda está distante das metas da Organização Mundial da Saúde para 2030 que é promover 70% da amamentação na primeira hora de vida, 70% nos primeiros seis meses, de forma exclusiva, 80% no primeiro ano e 60% aos dois anos de vida. Apesar de todos os benefícios e das políticas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, ainda é um desafio para muitas mulheres que acabam vivenciando o desmame precoce, sendo um dos fatores a baixa autoeficácia em amamentar. Devido a pandemia do Covid19 ter impedido estas mulheres de frequentarem as Estratégias de Saúde da Família para o atendimento puerperal, se tornou comprometido a aplicação da Escala de Autoeficácia na Amamentação de forma presencial, que tem como foco averiguar a autoconfiança materna em amamentar, podendo reverter os possíveis casos de desmame. O objetivo deste estudo então é desenvolver e validar um aplicativo móvel com a Escala de Autoeficácia na amamentação para mães e profissionais de saúde. Trata-se de um estudo metodológico, tecnológico de abordagem quantitativa, seguindo as etapas do modelo de Prototipação, proposto por Pressman que foram as revisões bibliográficas, desenho do protótipo no papel, construção e validação do protótipo. O aplicativo recebeu o nome de “APP Autoeficácia na amamentação” contando com quinze interfaces. Participaram da validação do protótipo cinco enfermeiras, divididas entre a área de docência e assistência, uma fonoaudióloga e uma terapeuta ocupacional, todas da área da saúde materno-infantil, totalizando sete juízes especialistas. O IVC Global foi de 0,81, mostrando-se adequado entre os especialistas e evidenciando o aplicativo desenvolvido com a Escala de Autoeficácia como uma importante tecnologia de informação que pode expandir o conhecimento das puérperas e nutrizes sobre a amamentação, incentivar a autoeficácia e auxiliar profissionais da saúde quanto ao manejo clínico do aleitamento materno.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Enfermagem neonatal
Inteligência artificial
Escala de avaliação comportamental
Breast feeding
Neonatal nursing
Artificial intelligence
Behavior rating scale
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA
Unidade produtora: Instituto de Enfermagem
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Citação: GONÇALVES, Laura Azevedo. Validação de um aplicativo móvel com a Escala de Autoeficácia na amamentação. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAGoncalves.pdf605.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.