Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23533
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O cuidado espiritual durante o período gestacional e puerperal: uma revisão integrativa
Autor(es)/Inventor(es): Reyner, Julia Nunes
Orientador: Tavares, Cássia Quelho
Resumo: Introdução: atenta à relevância da espiritualidade para a integralidade da saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu, no ano de 1988, a dimensão espiritual no conceito multidimensional de saúde. Isso se relaciona ao contexto gestacional, uma vez que é um período de intensas transformações na vida de um indivíduo, inclusive na sua relação com a espiritualidade. Neste periodo, deve ser considerado a probabilidade de aborto espontâneo e a notícia de uma má formação congênita. A religião e/ou a espiritualidade são forças importantes na vida cotidiana de muitas pessoas e podem ser especialmente poderosas nos momentos de crise. A dimensão espiritual e religiosa também sofre alterações complexas durante este processo. Por isso, a necessidade de atenção ao cuidado espiritual de gestantes e puérperas. Este tipo de cuidado pode ser compreendido como respeito pelos pacientes, em interações amigáveis e simpáticas, na partilha de rituais e funciona como potencializador do encontro da força interior por pacientes e profissionais. Objetivos: discutir sobre as intervenções de cuidado espiritual propostas em trabalhos científicos, durante a gestação e puerpério, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Foi utilizado o método de análise por categorização proposto por Bardin. Resultados: com relação a análise dos artigos encontrados, de um total de 161 trabalhos publicados, 37 foram excluídos por não se tratar de conteúdo disponível gratuitamente, e 113 foram excluídos pelo título e resumo diferentes da proposta do presente trabalho, restando ao todo 11 artigos. Considerações finais: conclui-se que urge a necessidade de uma assistência em saúde a gestantes e puérperas com profissionais de saúde que tenham conhecimento da espiritualidade para realização de seus atendimentos. É válido considerar que líderes religiosos, doulas, parteiras, conselheiros genéticos, a família e comunidade também são atores neste processo de cuidado espiritual a gestante e puérpera. Por isso, são corresponsáveis pelos impactos por suas orientações, discursos e práticas espirituais.
Palavras-chave: Espiritualidade
Gravidez
Puerpério
Luto
Cuidados
Enfermagem
Spirituality
Pregnancy
Postpartum period
Bereavement
Caring
Nursing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Unidade produtora: Instituto de Enfermagem
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Citação: REYNER, Julia Nunes. O cuidado espiritual durante o período gestacional e puerperal: uma revisão integrativa. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JNReyner.pdf391.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.