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dc.contributor.advisorMaia, Marilene Corrêa-
dc.contributor.authorSantos, Rafael Ferreira dos-
dc.date.accessioned2024-08-24T15:37:00Z-
dc.date.available2024-08-26T03:00:21Z-
dc.date.issued2023-07-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Rafael Ferreira dos. Conservação do Manto Tupinambá da Coleção os Primeiros Brasileiros do Museu Nacional: uso do acrílico para acondicionamento e exposição. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Conservação e Restauração, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23546-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte plumáriapt_BR
dc.subjectAcervos etnográficospt_BR
dc.subjectManto Tupinambápt_BR
dc.subjectConservação e restauraçãopt_BR
dc.subjectMuseu Nacionalpt_BR
dc.subjectPolimetilmetacrilatopt_BR
dc.subjectFeatherworkpt_BR
dc.subjectEthnographic collectionspt_BR
dc.subjectTupinamba Cloakpt_BR
dc.subjectConservation and restorationpt_BR
dc.subjectPolymethylmethacrylatept_BR
dc.titleConservação do Manto Tupinambá da Coleção os Primeiros Brasileiros do Museu Nacional: uso do acrílico para acondicionamento e exposiçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7057031350192883pt_BR
dc.contributor.referee1Ghetti, Neuvânia Curty-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797036005970467pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Paula de Aguiar Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282477624362019pt_BR
dc.description.resumoA arte plumária dos povos originários é parte relevante do patrimônio nacional brasileiro. O esplendor estético e o exímio domínio técnico de tal arte ameríndia resultam em uma manifestação de beleza e simbolismo. A preservação desses objetos singulares, no espaço dos museus é um desafio, sobretudo devido à fragilidade da constituição material dos mesmos. No presente estudo, analisamos o contexto histórico de produção do Manto Tupinambá reconstruído que compõe a coleção itinerante “Os Primeiros Brasileiros”. Estudamos as especificidades da elaboração técnica deste tipo de peça e as perspectivas de acondicionamento que visam a sua salvaguarda. Com base nos princípios da conservação preventiva elaboramos uma proposta de acondicionamento considerando as necessidades atuais do Museu Nacional para acondicionar, manusear, transportar e expor o Manto. Desta forma, como resultado dos estudos, elaboramos e apresentamos um projeto de caixa em acrílico, do tipo Polimetilmetacrilato (PMMA), reconhecido por sua estabilidade. Nosso trabalho visa oferecer ao Museu Nacional, uma colaboração no sentido de melhor preservar o Manto, favorecendo a sua manipulação e exposição de forma ainda mais adequada. Levamos em consideração a premissa de que cabe às instituições museais, que preservam acervos, favorecer a acessibilidade aos seus acervos de forma mais segura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Conservação e Restauração

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