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http://hdl.handle.net/11422/23546
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Maia, Marilene Corrêa | - |
dc.contributor.author | Santos, Rafael Ferreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-24T15:37:00Z | - |
dc.date.available | 2024-08-26T03:00:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rafael Ferreira dos. Conservação do Manto Tupinambá da Coleção os Primeiros Brasileiros do Museu Nacional: uso do acrílico para acondicionamento e exposição. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Conservação e Restauração, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23546 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte plumária | pt_BR |
dc.subject | Acervos etnográficos | pt_BR |
dc.subject | Manto Tupinambá | pt_BR |
dc.subject | Conservação e restauração | pt_BR |
dc.subject | Museu Nacional | pt_BR |
dc.subject | Polimetilmetacrilato | pt_BR |
dc.subject | Featherwork | pt_BR |
dc.subject | Ethnographic collections | pt_BR |
dc.subject | Tupinamba Cloak | pt_BR |
dc.subject | Conservation and restoration | pt_BR |
dc.subject | Polymethylmethacrylate | pt_BR |
dc.title | Conservação do Manto Tupinambá da Coleção os Primeiros Brasileiros do Museu Nacional: uso do acrílico para acondicionamento e exposição | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7057031350192883 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ghetti, Neuvânia Curty | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0797036005970467 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Azevedo, Paula de Aguiar Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1282477624362019 | pt_BR |
dc.description.resumo | A arte plumária dos povos originários é parte relevante do patrimônio nacional brasileiro. O esplendor estético e o exímio domínio técnico de tal arte ameríndia resultam em uma manifestação de beleza e simbolismo. A preservação desses objetos singulares, no espaço dos museus é um desafio, sobretudo devido à fragilidade da constituição material dos mesmos. No presente estudo, analisamos o contexto histórico de produção do Manto Tupinambá reconstruído que compõe a coleção itinerante “Os Primeiros Brasileiros”. Estudamos as especificidades da elaboração técnica deste tipo de peça e as perspectivas de acondicionamento que visam a sua salvaguarda. Com base nos princípios da conservação preventiva elaboramos uma proposta de acondicionamento considerando as necessidades atuais do Museu Nacional para acondicionar, manusear, transportar e expor o Manto. Desta forma, como resultado dos estudos, elaboramos e apresentamos um projeto de caixa em acrílico, do tipo Polimetilmetacrilato (PMMA), reconhecido por sua estabilidade. Nosso trabalho visa oferecer ao Museu Nacional, uma colaboração no sentido de melhor preservar o Manto, favorecendo a sua manipulação e exposição de forma ainda mais adequada. Levamos em consideração a premissa de que cabe às instituições museais, que preservam acervos, favorecer a acessibilidade aos seus acervos de forma mais segura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Conservação e Restauração |
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