Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23549
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPederneira, Isabella Lopes-
dc.contributor.authorSales, Fabíola Valério de-
dc.date.accessioned2024-08-26T11:24:58Z-
dc.date.available2024-08-28T03:00:21Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23549-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMorfologia (Linguística)pt_BR
dc.subjectMorfologia distribuídapt_BR
dc.subjectTranstorno autísticopt_BR
dc.titleTecendo significados: compreensão das expressões idiomáticas em indivíduos com transtorno do espectro do autismo (TEA) e síndrome de aspergerpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8298681001584769pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo explorar a compreensão de Expressões Idiomáticas (EIs) por crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Síndrome de Asperger, destacando a complexidade desse fenômeno linguístico. Fundamentando-se na Teoria da Gramática Gerativa, a Morfologia Distribuída, propondo uma visão mais integrada e dinâmica da gramática no campo da educação. Mostrando, aqui, como foi a realização de uma investigação que abordou a influência de habilidades cognitivas e linguísticas, como sintaxe, vocabulário e teoria da mente, na compreensão de EIs. Propõem-se intervenções específicas para apoiar essa compreensão e preencher lacunas na literatura, contribuindo para a identificação e apoio dessas crianças. A neurodiversidade é destacada como um conceito fundamental para compreender e abordar as diferenças neurológicas, promovendo a inclusão e combatendo estigmas associados a condições neurológicas, como o TEA. A pesquisa busca não apenas fornecer visões teóricas, mas também oferecer intervenções práticas que possam ser aplicadas no ambiente educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Letras - Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FVSales.pdf271.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.