Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23549
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Tecendo significados: compreensão das expressões idiomáticas em indivíduos com transtorno do espectro do autismo (TEA) e síndrome de asperger
Autor(es)/Inventor(es): Sales, Fabíola Valério de
Orientador: Pederneira, Isabella Lopes
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo explorar a compreensão de Expressões Idiomáticas (EIs) por crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Síndrome de Asperger, destacando a complexidade desse fenômeno linguístico. Fundamentando-se na Teoria da Gramática Gerativa, a Morfologia Distribuída, propondo uma visão mais integrada e dinâmica da gramática no campo da educação. Mostrando, aqui, como foi a realização de uma investigação que abordou a influência de habilidades cognitivas e linguísticas, como sintaxe, vocabulário e teoria da mente, na compreensão de EIs. Propõem-se intervenções específicas para apoiar essa compreensão e preencher lacunas na literatura, contribuindo para a identificação e apoio dessas crianças. A neurodiversidade é destacada como um conceito fundamental para compreender e abordar as diferenças neurológicas, promovendo a inclusão e combatendo estigmas associados a condições neurológicas, como o TEA. A pesquisa busca não apenas fornecer visões teóricas, mas também oferecer intervenções práticas que possam ser aplicadas no ambiente educacional.
Palavras-chave: Morfologia (Linguística)
Morfologia distribuída
Transtorno autístico
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

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