Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23573
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Manual prático da artista-jardineira — Volume I: Como começar a cultivar mundos
Author(s)/Inventor(s): Santos, Joana Peres Tostes dos
Advisor: Frega, Marina Ferreira
Abstract: A partir da produção artística e da pesquisa filosófica de Joana Amora, realizada durante o período em que esteve como graduanda do curso Artes Visuais EBA/UFRJ, o trabalho de conclusão de curso apresenta, através da poesia e escrita experimental, reflexões sobre como cultivar melhor a vida — como se fosse um jardim. Uma investigação que brinca com os limites entre realidade e imaginação, entre dentro e fora, entre o todo e sua parte, entre o enorme e o pequenino. Apresentando as práticas que Joana aplica em sua pesquisa e também na vida, se estabelecem premissas de postura perante o mundo. A seguinte monografia se apropria de seu projeto de livro de artista, O Manual Prático da Artista-Jardineira e desenvolve seu primeiro volume de quatro práticas para começar a cultivar mundos.
Keywords: Arte contemporânea
Ecologia
Aprendizado
Jardinagem
Vida
Filosofia de vida
Contemporary art
Ecolog
Learning
Gardening
Life
Life's philosophy
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 22-Aug-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Joana Peres Tostes dos. Manual Prático da Artista-Jardineira — Volume I: como começar a cultivar mundos. 2023. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Artes Visuais - Escultura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Artes Visuais - Escultura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPTSantos.pdf6.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.