Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23581
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bartholomeu, Cezar Tadeu | - |
dc.contributor.author | Almeida, Marcus Vinícius Alves Lemos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-30T21:23:07Z | - |
dc.date.available | 2024-09-01T03:00:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Marcus Vinícius Alves Lemos de. Um retrato do artista quando jovem. 2024. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História da Arte, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23581 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artistas-etc. | pt_BR |
dc.subject | Retomada | pt_BR |
dc.subject | Ética anal | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Passividade | pt_BR |
dc.subject | Artists-etc. | pt_BR |
dc.subject | Resumption | pt_BR |
dc.subject | Anal ethics | pt_BR |
dc.subject | Gender identity | pt_BR |
dc.subject | Passivity | pt_BR |
dc.title | Um retrato do artista quando jovem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0982042022247556 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4702929119504348 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fabião, Aline Couri | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9702499349848505 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Aguiar, Luana de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0796634819414422 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este presente trabalho tem como objetivo dar luz ao processo de subjetivação do artista-pesquisador-etc.. Fruto de uma pesquisa autoetnográfica, aqui disponho como contexto minha experiência no mundo enquanto pessoa dissidente para desbravar as imposições morais, sociais, culturais e performáticas estabelecidas através dos dispositivos históricos e institucionais dispostos. À égide dos estudos de gênero e da teoria cuir, dispõe-se como estratégia uma abertura cultural das vias anais, que estipula a ética e retomada da passividade como táticas de assimilação para reconquista de nossos inconscientes e reconstituição de desejos. Dividido em três capítulos, no primeiro, O artista-pesquisador-etc., discutem-se as dinâmicas político-sociais que envolvem a posição do jovem artista frente às perspectivas do mercado de trabalho. No segundo, A retomada, a partir dos escritos de Guy Hocquenghem, abordo os ideais de reconquista e restituição dispostos à contraface da experiência necropolítica colonial, compartilhando minha experiência de ruptura e reconquista do buraco. E no terceiro, Debutante, torno pública minha vulnerabilidade como ato de coletividade costurando os pontos estabelecidos anteriormente com um relato de performance que tem como objetivo reescrever crítico-performaticamente o ritual homônimo de consagração econômico-nuclear cisnormativo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MVALAlmeida.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.