Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23581
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBartholomeu, Cezar Tadeu-
dc.contributor.authorAlmeida, Marcus Vinícius Alves Lemos de-
dc.date.accessioned2024-08-30T21:23:07Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.citationALMEIDA, Marcus Vinícius Alves Lemos de. Um retrato do artista quando jovem. 2024. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História da Arte, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23581-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtistas-etc.pt_BR
dc.subjectRetomadapt_BR
dc.subjectÉtica analpt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectPassividadept_BR
dc.subjectArtists-etc.pt_BR
dc.subjectResumptionpt_BR
dc.subjectAnal ethicspt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.subjectPassivitypt_BR
dc.titleUm retrato do artista quando jovempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0982042022247556pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4702929119504348pt_BR
dc.contributor.referee1Fabião, Aline Couri-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9702499349848505pt_BR
dc.contributor.referee2Aguiar, Luana de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0796634819414422pt_BR
dc.description.resumoEste presente trabalho tem como objetivo dar luz ao processo de subjetivação do artista-pesquisador-etc.. Fruto de uma pesquisa autoetnográfica, aqui disponho como contexto minha experiência no mundo enquanto pessoa dissidente para desbravar as imposições morais, sociais, culturais e performáticas estabelecidas através dos dispositivos históricos e institucionais dispostos. À égide dos estudos de gênero e da teoria cuir, dispõe-se como estratégia uma abertura cultural das vias anais, que estipula a ética e retomada da passividade como táticas de assimilação para reconquista de nossos inconscientes e reconstituição de desejos. Dividido em três capítulos, no primeiro, O artista-pesquisador-etc., discutem-se as dinâmicas político-sociais que envolvem a posição do jovem artista frente às perspectivas do mercado de trabalho. No segundo, A retomada, a partir dos escritos de Guy Hocquenghem, abordo os ideais de reconquista e restituição dispostos à contraface da experiência necropolítica colonial, compartilhando minha experiência de ruptura e reconquista do buraco. E no terceiro, Debutante, torno pública minha vulnerabilidade como ato de coletividade costurando os pontos estabelecidos anteriormente com um relato de performance que tem como objetivo reescrever crítico-performaticamente o ritual homônimo de consagração econômico-nuclear cisnormativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-08-31T21:23:07Z-
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MVALAlmeida.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.