Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23590
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Venâncio Filho, Paulo | - |
dc.contributor.author | Levi, Bruna Ferretti | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-02T18:58:41Z | - |
dc.date.available | 2024-09-04T03:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.citation | LEVI, Bruna Ferretti. Murilo Mendes, crítico de arte: um posicionamento no campo em 1956. 2023. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História da Arte, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23590 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crítica de arte | pt_BR |
dc.subject | Arte brasileira | pt_BR |
dc.subject | Concretismo | pt_BR |
dc.subject | Art criticism | pt_BR |
dc.subject | Art, Brazilian | pt_BR |
dc.subject | Concretism | pt_BR |
dc.subject | Mendes, Murilo | pt_BR |
dc.subject | Ostrower, Fayga | pt_BR |
dc.subject | Martins, Maria | pt_BR |
dc.title | Murilo Mendes, crítico de arte: um posicionamento no campo em 1956 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8834685513728990 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6283839085308519 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Felipe Scovino Gomes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5934041373529906 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Fernanda Cardoso | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1219982192260376 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objeto de estudo a produção de crítica de arte do poeta Murilo Mendes, evidenciando a sua atuação no Brasil, a partir da sua contribuição para periódicos de grande circulação e catálogos de exposições. Através desse trabalho, buscou-se enfocar sua atuação no campo artístico, destacando o ano de 1956, quando o poeta analisa o desenvolvimento da abstração no país, ressaltando o florescimento da vertente concreta entre alguns artistas brasileiros. Além disso, comenta também acerca da produção das artistas Fayga Ostrower e Maria Martins. Acreditamos, assim, que sua atuação configurou um posicionamento crítico no circuito de arte, tratando-se, também, do último ano de atuação do poeta no país, que se estabelece em Roma a partir de 1957. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BFLevi.pdf | 7.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.