Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2359
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Becker, Beatriz | - |
dc.contributor.author | Mateus, Lara de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-29T20:06:13Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:54Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-02 | - |
dc.identifier.citation | MATEUS, Lara de Souza. Repensando a formação em jornalismo: um estudo do projeto TJUFRJ. 2009. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2359 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo digital | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.title | Repensando a formação em jornalismo: um estudo do projeto TJUFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8258642980119870 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Gabriel Collares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9574814628228974 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Fernando Antonio Mansur | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8492681165430555 | pt_BR |
dc.description.resumo | Reflexão sobre a importância da formação profissional em jornalismo para uma prática social de maior qualidade. Revela que as novas tecnologias de comunicação tem influenciado as rotinas produtivas jornalísticas e discute se a inserção de novos sujeitos nos processos colaborativos de construção de notícias pode resultar em textos mais diversos, contextualizados e inventivos. A partir dos resultados alcançados é sugerido que a conquista de competências e habilidades para ler e construir relatos que utilizam a linguagem audiovisual e recursos multimídia, é essencial para a formação de leitores – telespectadores – usuários mais ativos, ou seja, que interpretam com autonomia as imagens do mundo na tela e fora dela. Observando, ainda, a experiência pedagógica do laboratório e do site TJUFRJ, por essa razão, também são apresentados dados referentes ao projeto e entrevistas com os alunos que estiveram ou estão vinculados ao projeto durante os seus já quatro anos de existência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LMateus.pdf | 811.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.