Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2359
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Repensando a formação em jornalismo: um estudo do projeto TJUFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Mateus, Lara de Souza
Orientador: Becker, Beatriz
Resumo: Reflexão sobre a importância da formação profissional em jornalismo para uma prática social de maior qualidade. Revela que as novas tecnologias de comunicação tem influenciado as rotinas produtivas jornalísticas e discute se a inserção de novos sujeitos nos processos colaborativos de construção de notícias pode resultar em textos mais diversos, contextualizados e inventivos. A partir dos resultados alcançados é sugerido que a conquista de competências e habilidades para ler e construir relatos que utilizam a linguagem audiovisual e recursos multimídia, é essencial para a formação de leitores – telespectadores – usuários mais ativos, ou seja, que interpretam com autonomia as imagens do mundo na tela e fora dela. Observando, ainda, a experiência pedagógica do laboratório e do site TJUFRJ, por essa razão, também são apresentados dados referentes ao projeto e entrevistas com os alunos que estiveram ou estão vinculados ao projeto durante os seus já quatro anos de existência.
Palavras-chave: Jornalismo digital
Formação profissional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Dez-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MATEUS, Lara de Souza. Repensando a formação em jornalismo: um estudo do projeto TJUFRJ. 2009. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMateus.pdf811.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.