Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23604
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Senna, Marcelus Gaio Silveira de Senna | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Elisa Alves Lyra | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-05T14:55:01Z | - |
dc.date.available | 2024-09-07T03:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-11 | - |
dc.identifier.citation | Teixeira, Elisa Alves Lyra. Direção de arte cinematográfica: a relação da formação com o processo criativo. Rio de Janeiro, 2024, 159 f. Monografia (Especialização) - Curso de Técnicas de Representação Gráfica, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23604 | - |
dc.description.abstract | This monograph consists in a survey related to the different academic formations – or the absence of them – of Brazilian art directors acting in live-action cinema e how it influences the creative process of these professionals. To this analysis, it was necessary to understand cinema considering art direction as part of the making of the movie; and understand cinematographic art direction as a role that requires a look not only to accomplish a task but also to the process of creating narratives, an imaginary and a view of that fictional world. Understanding the importance of the art department, a cut was made through the Cinema graduation courses in the city of Rio de Janeiro, those who have disciplines related to the art department, to investigate the syllabus and workload to understand how this knowledge is offered in the universities. To finish, the analysis and comparison of their methodologies and their relation with academic formation made through interviews with works on the field, where some particularities were perceived to elaborate the creation process. From this point, a qualitative investigation is made in order to bring reflections about the academic formation of the art director to stimulate students and future professionals to study concepts e techniques of cinematographic art direction. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direção de arte | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Formação acadêmcia | pt_BR |
dc.subject | Production design | pt_BR |
dc.subject | Academic background | pt_BR |
dc.title | Direção de arte cinematográfica : a relação da formação com o processo criativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9360708437523544 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8431163679997452 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sobral Filha, Doralice Duque | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8092350430571739 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Hühold, Tainá Xavier Pereira | - |
dc.description.resumo | Esta monografia consiste em fazer um levantamento em relação às variadas formações acadêmicas – ou não –, de diretores de arte brasileiros atuantes no cinema live-action e como isso influencia no processo criativo desses profissionais. Para esta análise, foi necessário compreender cinema, levando em consideração que a direção de arte faz parte da construção do filme; e se entender sobre a direção de arte cinematográfica, como uma função que requer um olhar não apenas para o executar um trabalho ou uma demanda, e sim, o processo de criação de narrativas, de um imaginário e criação de uma visão daquele mundo ficcional. Tendo em vista a importância do departamento de arte, é feito um recorte dos cursos de graduação em cinema, da cidade do Rio de Janeiro, que têm disciplinas voltadas para o departamento de arte, com o intuito de investigar a ementa e a carga horária, para entender como esse ensino é ofertado nas universidades. Para completar, a análise e comparação das metodologias e sua relação com as formações acadêmicas feitas através de entrevistas com atuantes na área, onde percebeu-se particularidades para elaborar o processo de criação. A partir disso, é feita uma investigação qualitativa com o intuito de causar reflexões acerca da formação do(a) diretor(a) de arte para estimular estudantes e futuros profissionais a estudarem conceitos e técnicas da direção de arte cinematográfica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Técnicas de Representação Gráfica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Técnicas de Representação Gráfica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EALTeixeira.pdf | 2.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.