Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23604
Especie: Trabalho de conclusão de especialização
Título : Direção de arte cinematográfica : a relação da formação com o processo criativo
Autor(es)/Inventor(es): Teixeira, Elisa Alves Lyra
Tutor: Senna, Marcelus Gaio Silveira de Senna
Resumen: Esta monografia consiste em fazer um levantamento em relação às variadas formações acadêmicas – ou não –, de diretores de arte brasileiros atuantes no cinema live-action e como isso influencia no processo criativo desses profissionais. Para esta análise, foi necessário compreender cinema, levando em consideração que a direção de arte faz parte da construção do filme; e se entender sobre a direção de arte cinematográfica, como uma função que requer um olhar não apenas para o executar um trabalho ou uma demanda, e sim, o processo de criação de narrativas, de um imaginário e criação de uma visão daquele mundo ficcional. Tendo em vista a importância do departamento de arte, é feito um recorte dos cursos de graduação em cinema, da cidade do Rio de Janeiro, que têm disciplinas voltadas para o departamento de arte, com o intuito de investigar a ementa e a carga horária, para entender como esse ensino é ofertado nas universidades. Para completar, a análise e comparação das metodologias e sua relação com as formações acadêmicas feitas através de entrevistas com atuantes na área, onde percebeu-se particularidades para elaborar o processo de criação. A partir disso, é feita uma investigação qualitativa com o intuito de causar reflexões acerca da formação do(a) diretor(a) de arte para estimular estudantes e futuros profissionais a estudarem conceitos e técnicas da direção de arte cinematográfica.
Resumen: This monograph consists in a survey related to the different academic formations – or the absence of them – of Brazilian art directors acting in live-action cinema e how it influences the creative process of these professionals. To this analysis, it was necessary to understand cinema considering art direction as part of the making of the movie; and understand cinematographic art direction as a role that requires a look not only to accomplish a task but also to the process of creating narratives, an imaginary and a view of that fictional world. Understanding the importance of the art department, a cut was made through the Cinema graduation courses in the city of Rio de Janeiro, those who have disciplines related to the art department, to investigate the syllabus and workload to understand how this knowledge is offered in the universities. To finish, the analysis and comparison of their methodologies and their relation with academic formation made through interviews with works on the field, where some particularities were perceived to elaborate the creation process. From this point, a qualitative investigation is made in order to bring reflections about the academic formation of the art director to stimulate students and future professionals to study concepts e techniques of cinematographic art direction.
Materia: Direção de arte
Cinema
Formação acadêmcia
Production design
Academic background
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Programa: Curso de Especialização em Técnicas de Representação Gráfica
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-mar-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : Teixeira, Elisa Alves Lyra. Direção de arte cinematográfica: a relação da formação com o processo criativo. Rio de Janeiro, 2024, 159 f. Monografia (Especialização) - Curso de Técnicas de Representação Gráfica, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Técnicas de Representação Gráfica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EALTeixeira.pdf2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.