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http://hdl.handle.net/11422/23605
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Rossetto, Silvana | - |
dc.contributor.author | Ramos, Ruan da Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-05T17:08:43Z | - |
dc.date.available | 2024-09-07T03:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23605 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistemas distribuídos | pt_BR |
dc.subject | Jogo multijogador | pt_BR |
dc.subject | Cliente-servidor | pt_BR |
dc.subject | Jogo educacional | pt_BR |
dc.subject | Distributed systems | pt_BR |
dc.subject | Multiplayer game | pt_BR |
dc.subject | Client-server | pt_BR |
dc.subject | Educational game | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um jogo multiplayer de tempo real e distribuído com desafios de perguntas e respostas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Xexéo, Geraldo Bonorino | - |
dc.contributor.referee2 | Jardim, Maria Helena Cautiero Horta | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, foi desenvolvido um jogo multijogador distribuído em tempo real de arquitetura cliente-servidor com um servidor o mais autoritário possível, que mede o tempo de resposta dos jogadores ao mesmo tempo que provê um framework de customização de perguntas e respostas com intuito pedagógico. Para o desenvolvimento do jogo foram utilizadas a game engine Unity e a biblioteca de comunicação Netcode for GameObjects. Foi realizado teste remoto com até quatro jogadores simultâneos e com a aplicação servidor executando em uma máquina virtual hospedada na nuvem pública Azure. Realizou-se uma detalhada descrição da arquitetura lógica e de sistema projetada, dos objetos utilizados e da implementação dos comportamentos e interações entre eles, ao mesmo tempo que se discutiu as decisões de design tomadas e os desafios enfrentados. Os resultados se mostraram satisfatórios, gerando uma primeira versão que atendeu os objetivos propostos inicialmente, apesar de conter diversos pontos que poderiam ser incrementados. O jogo ainda precisa ser experimentado por educadores para que sua relevância pedagógica seja devidamente avaliada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciência da Computação |
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