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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desenvolvimento de um jogo multiplayer de tempo real e distribuído com desafios de perguntas e respostas
Author(s)/Inventor(s): Ramos, Ruan da Fonseca
Advisor: Rossetto, Silvana
Abstract: Neste trabalho, foi desenvolvido um jogo multijogador distribuído em tempo real de arquitetura cliente-servidor com um servidor o mais autoritário possível, que mede o tempo de resposta dos jogadores ao mesmo tempo que provê um framework de customização de perguntas e respostas com intuito pedagógico. Para o desenvolvimento do jogo foram utilizadas a game engine Unity e a biblioteca de comunicação Netcode for GameObjects. Foi realizado teste remoto com até quatro jogadores simultâneos e com a aplicação servidor executando em uma máquina virtual hospedada na nuvem pública Azure. Realizou-se uma detalhada descrição da arquitetura lógica e de sistema projetada, dos objetos utilizados e da implementação dos comportamentos e interações entre eles, ao mesmo tempo que se discutiu as decisões de design tomadas e os desafios enfrentados. Os resultados se mostraram satisfatórios, gerando uma primeira versão que atendeu os objetivos propostos inicialmente, apesar de conter diversos pontos que poderiam ser incrementados. O jogo ainda precisa ser experimentado por educadores para que sua relevância pedagógica seja devidamente avaliada.
Keywords: Sistemas distribuídos
Jogo multijogador
Cliente-servidor
Jogo educacional
Distributed systems
Multiplayer game
Client-server
Educational game
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Production unit: Instituto de Computação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 19-Aug-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciência da Computação

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