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dc.contributor.advisorRossetto, Silvana-
dc.contributor.authorBarros, Felipe Ramos de-
dc.date.accessioned2024-09-05T17:12:23Z-
dc.date.available2024-09-07T03:00:17Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23606-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBoidspt_BR
dc.subjectUnity DOTSpt_BR
dc.subjectJogos digitais em celularespt_BR
dc.subjectMobile gamespt_BR
dc.titleUm comparativo entre métodos de otimização de vizinhança em dispositivos móveis usando o Unity DOTSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, João Carlos Pereira da-
dc.contributor.referee2Vigo, Daniel Gregorio Alfaro-
dc.description.resumoCom a popularização dos jogos de celular e o avanço tecnológico dos aparelhos disponíveis para o público surgiu a necessidade de desenvolver jogos que sejam capazes de utilizar o máximo da capacidade que esses dispositivos têm a oferecer e criar experiências inovativas para os jogadores. Esse trabalho teve como objetivo fazer um comparativo entre estratégias de otimização do algoritmo de boids dentro de uma arquitetura orientada a dados utilizando a ferramenta Unity DOTS em celulares. O algoritmo de boids é um algoritmo de agentes distribuídos cujo objetivo é simular o comportamento de bandos de animais como pássaros e peixes. Por sua simplicidade de implementação e resultados fáceis de serem conferidos, esse algoritmo é usado para testar a capacidade de sistemas de processar uma simulação com grande número de objetos que interagem entre si. As estratégias avaliadas, que tiveram como foco otimizar a descoberta de vizinhos de um boid, foram: força-bruta, hashing espacial e utilizando uma estrutura de dados didimensional. Ao avaliar a média de frames por segundos (FPS) e os intervalos de tempo de processamento de CPU e GPU para cada uma das estratégias experimentadas em casos de testes com diferentes números de elementos na simulação, foi encontrada uma vantagem para a estrutura de dados bidimensional em relação às outras estratégias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Computação

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