Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/23606
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Um comparativo entre métodos de otimização de vizinhança em dispositivos móveis usando o Unity DOTS |
Autor(es)/Inventor(es): | Barros, Felipe Ramos de |
Orientador: | Rossetto, Silvana |
Resumo: | Com a popularização dos jogos de celular e o avanço tecnológico dos aparelhos disponíveis para o público surgiu a necessidade de desenvolver jogos que sejam capazes de utilizar o máximo da capacidade que esses dispositivos têm a oferecer e criar experiências inovativas para os jogadores. Esse trabalho teve como objetivo fazer um comparativo entre estratégias de otimização do algoritmo de boids dentro de uma arquitetura orientada a dados utilizando a ferramenta Unity DOTS em celulares. O algoritmo de boids é um algoritmo de agentes distribuídos cujo objetivo é simular o comportamento de bandos de animais como pássaros e peixes. Por sua simplicidade de implementação e resultados fáceis de serem conferidos, esse algoritmo é usado para testar a capacidade de sistemas de processar uma simulação com grande número de objetos que interagem entre si. As estratégias avaliadas, que tiveram como foco otimizar a descoberta de vizinhos de um boid, foram: força-bruta, hashing espacial e utilizando uma estrutura de dados didimensional. Ao avaliar a média de frames por segundos (FPS) e os intervalos de tempo de processamento de CPU e GPU para cada uma das estratégias experimentadas em casos de testes com diferentes números de elementos na simulação, foi encontrada uma vantagem para a estrutura de dados bidimensional em relação às outras estratégias. |
Palavras-chave: | Boids Unity DOTS Jogos digitais em celulares Mobile games |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Unidade produtora: | Instituto de Computação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 19-Ago-2024 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRBarros.pdf | 544.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.