Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23611
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Macedo, Evandro Luiz Cardoso | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Victor Wohlers | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-05T17:39:28Z | - |
dc.date.available | 2024-09-07T03:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23611 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia social | pt_BR |
dc.subject | Phishing | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Cibersegurança | pt_BR |
dc.subject | aplicativo móvel | pt_BR |
dc.subject | Social engineering | pt_BR |
dc.subject | Gamification | pt_BR |
dc.subject | Cibersecurity | pt_BR |
dc.subject | mobile application | pt_BR |
dc.title | Saphish: um aplicativo gamificado para conscientização e treinamento contra ataques cibernéticos do tipo Phishing | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Farias, Claudio Miceli de | - |
dc.contributor.advisorCo2 | Rossetto, Silvana | - |
dc.contributor.referee1 | Menasché, Daniel Sadoc | - |
dc.contributor.referee2 | Dutra, Diego Lionel Cadette | - |
dc.description.resumo | Com o aumento das ameaças de engenharia social, especialmente por meio de ataques de phishing, há uma necessidade crescente de soluções que envolvam os usuários de maneira proativa na defesa contra essas ameaças. Este trabalho propõe uma abordagem focada no fator humano, em vez de depender exclusivamente de soluções automatizadas baseadas em aprendizado de máquina e inteligência artificial, investigando a viabilidade do uso de um aplicativo móvel gamificado como ferramenta complementar no combate ao phishing. Uma revisão do estado da arte foi conduzida, examinando a literatura sobre treinamentos de cibersegurança e o uso de elementos de jogos para engajar os usuários. O aplicativo desenvolvido foi projetado para desafiar os usuários a reconhecer e responder a ataques de phishing através de simulações e desafios interativos. A avaliação do aplicativo foi realizada por meio de um formulário no qual os participantes foram questionados sobre os aspectos lúdico e educativo do aplicativo, bem como forneceram sugestões para melhorias. Os resultados indicaram uma receptividade positiva ao aplicativo, sugerindo um engajamento e interesse crescente à medida que os usuários respondiam os desafios de phishing e adquiriam pontos. Este trabalho contribui para a compreensão do papel da gamificação na educação e treinamento sobre cibersegurança e fornece reflexões para o desenvolvimento de ferramentas educacionais para campanhas de conscientização contra ataques baseados em engenharia social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VWCardoso.pdf | 941.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.