Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23611
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Saphish: um aplicativo gamificado para conscientização e treinamento contra ataques cibernéticos do tipo Phishing
Autor(es)/Inventor(es): Cardoso, Victor Wohlers
Tutor: Macedo, Evandro Luiz Cardoso
Tutor : Farias, Claudio Miceli de
Tutor: Rossetto, Silvana
Resumen: Com o aumento das ameaças de engenharia social, especialmente por meio de ataques de phishing, há uma necessidade crescente de soluções que envolvam os usuários de maneira proativa na defesa contra essas ameaças. Este trabalho propõe uma abordagem focada no fator humano, em vez de depender exclusivamente de soluções automatizadas baseadas em aprendizado de máquina e inteligência artificial, investigando a viabilidade do uso de um aplicativo móvel gamificado como ferramenta complementar no combate ao phishing. Uma revisão do estado da arte foi conduzida, examinando a literatura sobre treinamentos de cibersegurança e o uso de elementos de jogos para engajar os usuários. O aplicativo desenvolvido foi projetado para desafiar os usuários a reconhecer e responder a ataques de phishing através de simulações e desafios interativos. A avaliação do aplicativo foi realizada por meio de um formulário no qual os participantes foram questionados sobre os aspectos lúdico e educativo do aplicativo, bem como forneceram sugestões para melhorias. Os resultados indicaram uma receptividade positiva ao aplicativo, sugerindo um engajamento e interesse crescente à medida que os usuários respondiam os desafios de phishing e adquiriam pontos. Este trabalho contribui para a compreensão do papel da gamificação na educação e treinamento sobre cibersegurança e fornece reflexões para o desenvolvimento de ferramentas educacionais para campanhas de conscientização contra ataques baseados em engenharia social.
Materia: Engenharia social
Phishing
Gamificação
Cibersegurança
aplicativo móvel
Social engineering
Gamification
Cibersecurity
mobile application
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade de producción: Instituto de Computação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 6-ago-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciência da Computação

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