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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Algoritmos e gamificação do preenchimento de grafos direcionados
Author(s)/Inventor(s): Rodrigues, Daniel Pinheiro
Nobre, Filipe Pierri de Mendonça
Leal, Luiz Henrique Göpfert Palhano
Advisor: Sá, Vinícius Gusmão Pereira de
Abstract: O trabalho aborda grafos direcionados completos e as diferentes heurísticas que podem ser utilizadas para gerá-los. Em particular, os grafos de interesse também seguem uma regra extra, de que não possuem ciclos (ou seja, são árvores). A partir de um conjunto de pontos sem arestas arbitrário, é possível, ao longo de vários passos, gerar um grafo que atenda às restrições impostas, e métodos diferentes serão mais ou menos eficientes nesse preenchimento, em termos de tempo computacional gasto. O trabalho apresenta opções de metodologias que podem ser utilizadas para esse propósito e verifica analiticamente qual delas se prova mais eficaz na redução da complexidade. Além disso, uma das heurísticas foi transformada em um aplicativo, no qual os nós do grafo são associados a objetos ou ideias e apresentados em pares a um usuário. O usuário, então, determina sua preferência por um nó ou pelo outro, criando, assim, uma aresta direcionada entre os dois. Dessa forma, é possível demonstrar empiricamente o funcionamento da heurística, e como a gamificação funciona como uma ferramenta para explicitar conceitos, realizar simulações, e auxiliar na visualização de soluções.
Keywords: Grafos
Gamificação
Graphs
Gamification
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Production unit: Instituto de Computação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Aug-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciência da Computação

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