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dc.contributor.advisorSantos, Maria José Veloso da Costa-
dc.contributor.authorCoimbra, Lourdes Cristina Araujo-
dc.date.accessioned2024-09-09T12:30:32Z-
dc.date.available2024-09-11T03:00:16Z-
dc.date.issued2018-01-16-
dc.identifier.citationCOIMBRA, Lourdes Cristina Araujo. Produtividade e Popularidade de autores na literatura de Educação: análise bibliométrica e comparativa (2011- 2015. 2018. 395 f. Tese (doutorado) - Programa de Doctorado en Ciencias de la Educación, Universidad Columbia del Paraguay, Assunção, Paraguai, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23631-
dc.description.abstractThis research presents a comparative analysis in three periodicals of Education, namely: Brazilian Journal of Education (Brazil), Lusófona Magazine of Education (Portugal), Science Education International (United Kingdom), all classified as Qualis A1, period 2011 to 2015. As for the methodological procedure, a Bibliometric technique was used to analyze citations, an area of Information Science (CI), based on the work of Marshakova (1981), a qualitative-quantitative and bibliographical research, a descriptive research method, and a transversal cut. The objective was to investigate and analyze the productivity and popularity of authors in the area of Education in the light of CI. Through this research it was also possible to identify characteristics and particularities of the studied area when comparing the set of descriptors / keywords used by the authors in their articles to show the problems faced by this community in their countries. We analyzed 14,346 citations found in 460 journal articles. For productivity, 891 authors were investigated, of which, 201 published individually and 690 in coauthoring, a current practice in science. The relative popularity was calculated on 6,486 authors, who obtained a total of 225 most cited authors in works of other researchers. The data revealed that the authors' preferred channel in Brazil and Portugal are the books and in the UK the scientific journal.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidad Columbia del Paraguaypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectAnálise de citaçõespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCientometriapt_BR
dc.subjectProdutividade de autorpt_BR
dc.subjectPopularidade de autorpt_BR
dc.titleProdutividade e popularidade de autores na literatura de educação: análise bibliométrica e comparativa (2011-2015)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1412511336739406pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8120939131667105pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Guedes, Vânia Lisboa da Silveira-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8438289850732520pt_BR
dc.contributor.referee1Canese, Roberto Elias-
dc.contributor.referee2Rojas, Estela Gonzalez de-
dc.contributor.referee3Duarte, Ana Estela-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta análise comparativa em três periódicos da área de Educação, a saber: Revista Brasileira de Educação (Brasil), Revista Lusófona de Educação (Portugal), Science Education International (Reino Unido), todos classificados como Qualis A1, período 2011 a 2015. Quanto ao procedimento metodológico foi a técnica Bibliométrica de análise de citações, área da Ciência da informação (CI), embasada no trabalho de Marshakova (1981), pesquisa qualiquantitativa, bibliográfica, método de investigação descritivo, recorte transversal. O objetivo foi investigar e analisar a produtividade e popularidade de autores na área de Educação à luz da CI. Por meio desta pesquisa também foi possível identificar características e particularidades da área estudada, ao comparar o conjunto de descritores/ palavras-chave utilizadas pelos autores em seus artigos ao mostrar os problemas enfrentados por essa comunidade em seus países. Foram analisadas 14.346 citações, encontradas em 460 artigos de periódicos. Para a produtividade, foram investigados 891 autores, sendo que 201 publicaram individualmente e 690 em coautoria, prática atual na ciência. A popularidade relativa foi calculada sobre 6.486 autores, obtendo-se um total de 225 autores mais citados em trabalhos de outros pesquisadores. Os dados revelaram que o canal preferencial dos autores no Brasil e Portugal são os livros e no Reino Unido o periódico científico.pt_BR
dc.publisher.countryParaguaipt_BR
dc.publisher.departmentPosgrado Columbiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Doctorado en Ciencias de la Educaciónpt_BR
dc.publisher.initialsUCPpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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