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dc.contributor.advisorSantos, Maria José Veloso da Costa-
dc.contributor.authorCoimbra, Lourdes Cristina Araujo-
dc.date.accessioned2024-09-09T13:34:03Z-
dc.date.available2024-09-11T03:00:16Z-
dc.date.issued2015-07-24-
dc.identifier.citationCOIMBRA, Lourdes Cristina Araujo. A medida da obsolescência na literatura de educação: uma contribuição ao entendimento da cronologia das citações na atividade científica. 2015. 126 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Maestría en Educación con Énfasis en Docencia Universitaria, Universidad Americana, Assunção, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23632-
dc.description.abstractThis study developed an exploratory and quantitative study, which included 21,846 citations were analyzed in 150 theses submitted to the Faculty of Education (FE), Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) Program Graduate Education (PPGE), Brazil in the period 1994-2011 in order to determine the life-half and obsolescence of literature; contribute to the decision-making units of information regarding the relocation of collections less used; Education analysis of the literature; identify the preferences of doctoral students in the act of citing documents regarding typology, regarding language, as to quote their mentors and how to self-citation. The total citations analyzed only 21,289 citations were used to calculate the life-half: 16 references were incomplete, mentioning only the author and title and 541 were without publication date, therefore not considered in the calculation. The result revealed that the literature of Education has life-half of 19 years, ie, a literature that is somewhat older, but does not disappear. It is used in historical research which can be confirmed with the presence of citations to older material, eg, 1 citation XVIII (1786) and 68 of the nineteenth century (1824-1898) century. As can be seen from the total of 150 theses analyzed, only 44 is available online, equivalent to 29.33% of this scientific production, a significant demand for this area of knowledge. It was evident that the number of doctoral students who cite their own publications equals the number who cite their advisors, with different amount of works cited, falling mostly in the work of counselors. One can prove through this research that the preferred channel of educators are books.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidad Americanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise de citaçõespt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectObsolescênciapt_BR
dc.subjectVida-Médiapt_BR
dc.titleA medida da obsolescência na literatura de educação: uma contribuição ao entendimento da cronologia das citações na atividade científicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1412511336739406pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8120939131667105pt_BR
dc.contributor.referee1Britos, Crispin Dionisio Aquino-
dc.contributor.referee2Molas, Marta Beatriz Ayala-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7996067261906370pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Rosangela Lemos da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6990367695201850pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa desenvolveu um estudo exploratório e quantitativo, em que foram analisadas 21.846 citações constantes em 150 teses apresentadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil, no período de 1994 a 2011, a fim de determinar a vida média e obsolescência da literatura; contribuir para a tomada de decisões em unidades de informação quanto ao remanejamento de coleções menos usadas; análise da literatura de Educação; identificar as preferências dos doutorandos no ato de citar quanto à tipologia documental, quanto ao idioma, quanto à citação a seus orientadores e quanto à autocitação. Do total de citações analisadas apenas 21.289 citações foram utilizadas para o cálculo da Vida Média: 16 referências bibliográficas estavam incompletas, mencionando apenas o autor e título e 541 estavam sem data de publicação, portanto não sendo considerado para efeito do cálculo. O resultado revelou que a literatura de Educação possui Vida Média de 19 anos, ou seja, é uma literatura que pouco envelhece, porém não desaparece. É utilizada em pesquisas históricas o que pode ser confirmado com a presença de citações a material antigo, como por exemplo, 1 citação do século XVIII (1786) e 68 do século XIX (1824-1898). Como pode ser constatado do total de 150 teses analisadas, apenas 44 encontra-se disponibilizadas online, o equivalente a 29,33% dessa produção científica, uma demanda significativa para essa área do conhecimento. Ficou evidenciado que o número de doutorandos que citam suas próprias publicações é igual ao número dos que citam seus orientadores, sendo diferente a quantidade de trabalhos citados, recaindo a maioria em trabalhos dos orientadores. Pode-se comprovar através dessa pesquisa que o canal preferencial dos educadores são os livros.pt_BR
dc.publisher.countryParaguaipt_BR
dc.publisher.departmentSede Asunciónpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Maestría en Educación con Énfasis en Docencia Universitariapt_BR
dc.publisher.initialsUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Teses e Dissertações de outras Instituições

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