Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23632
Especie: Dissertação
Título : A medida da obsolescência na literatura de educação: uma contribuição ao entendimento da cronologia das citações na atividade científica
Autor(es)/Inventor(es): Coimbra, Lourdes Cristina Araujo
Tutor: Santos, Maria José Veloso da Costa
Resumen: A presente pesquisa desenvolveu um estudo exploratório e quantitativo, em que foram analisadas 21.846 citações constantes em 150 teses apresentadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil, no período de 1994 a 2011, a fim de determinar a vida média e obsolescência da literatura; contribuir para a tomada de decisões em unidades de informação quanto ao remanejamento de coleções menos usadas; análise da literatura de Educação; identificar as preferências dos doutorandos no ato de citar quanto à tipologia documental, quanto ao idioma, quanto à citação a seus orientadores e quanto à autocitação. Do total de citações analisadas apenas 21.289 citações foram utilizadas para o cálculo da Vida Média: 16 referências bibliográficas estavam incompletas, mencionando apenas o autor e título e 541 estavam sem data de publicação, portanto não sendo considerado para efeito do cálculo. O resultado revelou que a literatura de Educação possui Vida Média de 19 anos, ou seja, é uma literatura que pouco envelhece, porém não desaparece. É utilizada em pesquisas históricas o que pode ser confirmado com a presença de citações a material antigo, como por exemplo, 1 citação do século XVIII (1786) e 68 do século XIX (1824-1898). Como pode ser constatado do total de 150 teses analisadas, apenas 44 encontra-se disponibilizadas online, o equivalente a 29,33% dessa produção científica, uma demanda significativa para essa área do conhecimento. Ficou evidenciado que o número de doutorandos que citam suas próprias publicações é igual ao número dos que citam seus orientadores, sendo diferente a quantidade de trabalhos citados, recaindo a maioria em trabalhos dos orientadores. Pode-se comprovar através dessa pesquisa que o canal preferencial dos educadores são os livros.
Resumen: This study developed an exploratory and quantitative study, which included 21,846 citations were analyzed in 150 theses submitted to the Faculty of Education (FE), Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) Program Graduate Education (PPGE), Brazil in the period 1994-2011 in order to determine the life-half and obsolescence of literature; contribute to the decision-making units of information regarding the relocation of collections less used; Education analysis of the literature; identify the preferences of doctoral students in the act of citing documents regarding typology, regarding language, as to quote their mentors and how to self-citation. The total citations analyzed only 21,289 citations were used to calculate the life-half: 16 references were incomplete, mentioning only the author and title and 541 were without publication date, therefore not considered in the calculation. The result revealed that the literature of Education has life-half of 19 years, ie, a literature that is somewhat older, but does not disappear. It is used in historical research which can be confirmed with the presence of citations to older material, eg, 1 citation XVIII (1786) and 68 of the nineteenth century (1824-1898) century. As can be seen from the total of 150 theses analyzed, only 44 is available online, equivalent to 29.33% of this scientific production, a significant demand for this area of knowledge. It was evident that the number of doctoral students who cite their own publications equals the number who cite their advisors, with different amount of works cited, falling mostly in the work of counselors. One can prove through this research that the preferred channel of educators are books.
Materia: Análise de citações
Bibliometria
Educação
Obsolescência
Vida-Média
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIA
Programa: Programa de Maestría en Educación con Énfasis en Docencia Universitaria
Unidade de producción: Sede Asunción
Editor: Universidad Americana
Fecha de publicación: 24-jul-2015
País de edición : Paraguai
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : COIMBRA, Lourdes Cristina Araujo. A medida da obsolescência na literatura de educação: uma contribuição ao entendimento da cronologia das citações na atividade científica. 2015. 126 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Maestría en Educación con Énfasis en Docencia Universitaria, Universidad Americana, Assunção, 2015.
Aparece en las colecciones: Teses e Dissertações de outras Instituições

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