Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23633
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Projeto de interiores: celebração centenária da Escola de Enfermagem Anna Nery – EEAN – UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Quintanilha, Ana Beatriz de Azevedo
Advisor: Gouvêa, Marli Teixeira de
Co-advisor: Hermida, Stella
Abstract: Um espaço dedicado a ensino de cuidados e a propagação de conhecimentos da área da saúde que faz parte do patrimônio da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Escola de Enfermagem Anna Nery, está localizada no bairro da cidade nova, e permanece no mesmo local desde do ano de sua fundação em 1923. Um local histórico que busca ampliar os saberes do cuidado em prol a melhorar e qualificar os cuidados enfermiços e ajudar as pessoas, fornecendo também informações à sociedade. Os contratantes solicitam uma nova configuração de alguns espaços para ampliar os ambientes de conhecimentos e melhorar o funcionamento de alguns espaços para o futuro. Em suas ações e atividades, o local oferece: aulas, exposições, reuniões, seminários, palestras, apresentações audiovisuais e também alguns outros projetos, além de estarem abertos para receber diversos públicos com o objetivo de buscar perguntas e respostas, difundindo os conhecimentos da enfermagem. A 100 anos, a propriedade contribui com a ampliação dos saberes através de sua tradição e hoje transborda história, ciência, conhecimento e inovação por suas paredes. A ação de compartilhar o conhecimento se desenvolve para o amanhã. Apropriando-se da história do tempo e espaço da EEAN, as mudanças de atribuição desde a data de sua criação que fizeram o local passar de um local de influência e abnegação, para um local desmemoriado. O ponto de vista da história possui de existência e sofre várias mudanças ao longo do tempo dependendo do observador. Deste modo, a atribuição de conhecimento que é passada no local, contribui para o homem em sociedade, compondo a história do local junto a dos que vivenciam a experiência dando continuidade a história. Em vista disso, a performance do projeto seguirá o conceito de conexão entre as dimensões temporais, de forma a preservar e valorizar a memória da EEAN, estabelecendo a construção de uma sólida ponte entre o passado e o presente desta nobre profissão, honrando as tradições e contribuições do passado, preparando os alunos para enfrentarem com êxito os desafios modernos no campo da enfermagem no intuito de transcender sua função meramente educacional, tornando-a em um espaço onde a pluralidade cultural, a diversidade arquitetônica e a educação cultural se entrelaçam, proporcionando uma experiência enriquecedora que inspira e instiga todos que a atravessam. Oferecendo então, um ambiente que reverencia as marcas da memória e trazendo um contato entre as pessoas, através de um espaço lúdico para ligações sociais de forma que transborde a diversidade e busque uma contínua construção de experiências, por dentro de uma ambiência que destaca as vivências e as memórias do espaço. Usando como sustentação a o testemunho vivo da diversidade e da conexão entre o passado e o presente de um local onde a memória é cuidadosamente preservada e o futuro da enfermagem é cuidadosamente moldado.
Keywords: História
Tempo
Memória
Inovação
Decoração de interiores
History
Time
Memory
Innovation
Interior decoration
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Dec-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: QUINTANILHA, Ana Beatriz de Azevedo. Projeto de interiores: celebração centenária da escola de enfermagem anna nery - EEANn - UFRJ. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Design de Interiores, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Design de Interiores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABAQuintanilha.pdf294.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.