Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23664
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação da indústria petroquímica no Brasil: desenvolvimento de modelo via programação matemática
Autor(es)/Inventor(es): Loução Júnior, Flávio Leite
Orientador: Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Coorientador: Fernandes, Heloísa Lajas Sanches
Resumo: Atualmente, devido às grandes expectativas que cercam o setor petroquímico nacional, muitas dessas referentes às reservas do pré-sal, este é um cenário muito propício a novas pesquisas. Diante das frequentes variações econômicas nos cenários presentes e na previsão dos cenários futuros, a posse de um modelo matemático da indústria petroquímica do Brasil torna o planejamento de investimentos cada vez mais ágil e eficiente, permitindo ampliar o número de cenários com diferentes situações. Diversos trabalhos apresentam modelos de indústrias químicas de diferentes países que foram aplicados em diferentes metodologias para apoio à tomada de decisão, mas nenhum destes utilizados no Brasil. O modelo proposto no livro Petrochemical Technology Assessment (RUDD et al., 1981) foi o escolhido para a realização da análise da indústria petroquímica brasileira. O objetivo do trabalho é encontrar as quantidades ótimas que devem ser produzidas de cada produto petroquímico em cada processo químico, a partir de um procedimento de programação linear. Além disto, deseja-se simular diversos cenários para encontrar o gargalo deste setor no Brasil, ou seja, a quais matérias-primas a estrutura da indústria petroquímica brasileira é mais sensível. Apesar das dificuldades de se encontrarem os dados e parâmetros de entrada do modelo e da desatualização dos dados técnicos, valores referentes aos custos de processo foram estimados com base em dados da ABIQUIM e da ANP. A superestrutura final contempla 60 produtos petroquímicos e 86 processos de transformação. Embora esta primeira tentativa de otimização não tenha permitido a avaliação dos diversos cenários possíveis, foi possível concluir que a indústria petroquímica brasileira não é autossuficiente, como já esperado. Mais do que isto, foi possível reiterar que há falta de planejamento no setor e que a delimitação da indústria petroquímica e os dados utilizados precisam ser revistos ou adaptados a um novo modelo para que seja possível simular e otimizar outros cenários com resultados que não extrapolem as restrições lógicas.
Palavras-chave: Indústria petroquímica
Modelos de simulação
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LOUÇÃO JÚNIOR, Flávio Leite. Avaliação da indústria petroquímica no Brasil: desenvolvimento de modelo via programação matemática. 2015. 98 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLLJunior.pdf833.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.