Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23666
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O consumo de produtos de beleza por homens durante e após a pandemia de COVID-19
Author(s)/Inventor(s): Amaral, Mateus Ferreira do
Advisor: Miranda, Ana Paula Celso de
Abstract: O presente trabalho pretende descrever o comportamento de consumidores masculinos em relação aos hábitos e cultura de consumo de cosméticos e perfumaria em três momentos para efeito de comparação: antes da pandemia de COVID-19, durante e após. O estudo objetiva analisar o comportamento dos consumidores desses produtos, bem como identificar hábitos de compra e cultura de consumo para utilização de cosméticos, durante os três momentos da pesquisa, e entender a importância desses itens para os pesquisados. Com o propósito de ajustar uma melhor visão do contexto do problema foi realizada uma pesquisa quantitativa descrita através de questionário estruturado (via Google Forms), aplicado com 106 respondentes. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que em momentos de crise, alguns itens podem sofrer uma queda no consumo e não um aumento, como se era esperado. Além disso, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de entrevistas com 5 participantes buscando seus discursos sobre os três momentos de pesquisa e seus hábitos de cuidados. Foi observada uma tendência à busca pela valorização da autoestima a partir do consumo de “produtos mágicos", ou seja, itens que possuem essa capacidade pela ótica de quem os consome. Os resultados obtidos nesta pesquisa visam contribuir com os estudos sobre comportamento dos consumidores em relação a produtos de beleza e autocuidado.
Keywords: Comportamento do consumidor
Pandemia
Cosméticos
Homens
Marketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: AMARAL, Mateus Ferreira do. O consumo de produtos de beleza por homens durante e após a pandemia de COVID-19. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFAmaral.pdf711.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.