Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23667
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNiño, Laura Marina Valencia-
dc.contributor.authorAssumpção, Mariana Rocha-
dc.date.accessioned2024-09-12T18:10:38Z-
dc.date.available2024-09-14T03:00:12Z-
dc.date.issued2022-12-27-
dc.identifier.citationASSUMPÇÃO, Mariana Rocha. Principais fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores, em uma plataforma de delivery de restaurantes. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23667-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRestaurantespt_BR
dc.subjectEntrega de mercadoriaspt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titlePrincipais fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores, em uma plataforma de delivery de restaurantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8398974570943785pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Ana Paula Celso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5061912856624094pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem a intenção de entender quais são os principais fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores, em uma plataforma de delivery de restaurantes. Esta busca foi feita por meio de uma pesquisa quantitativa realizada com residentes do Brasil (sendo 95,3% deles habitantes do Estado do Rio de Janeiro), que utilizam aplicativos de entrega de comida pronta. Para isso, criou-se um questionário, com 8 perguntas fechadas e divididas em duas seções. Por meio delas, procurou-se entender o perfil dos respondentes, com o intuito de saber em qual estado vivem, com qual gênero se identificam e em qual faixa etária se enquadram. Além disso, buscou-se ajudar a entender quais são os aplicativos de delivery de comida mais utilizados no Brasil, dentre eles iFood, Rappi e Uber Eats e o porque dessa escolha vinda dos respondentes. Também, procurou-se apontar quais são os fatores diferenciais, dentro de uma plataforma de delivery de restaurante, que influenciam na escolha de um estabelecimento específico, para os consumidores. Somado a isso, teve-se o intuito de comparar a frequência de utilização desses aplicativos em um período pandêmico, de março a outubro de 2020, com um período pós pandemico, março a outubro de 2022.Com isso, obteve-se 321 respostas de sete estados diferentes, com pessoas que se identificaram entre os gêneros feminino (59,4%) e masculino (40,6%) e com idade superior a 10 anos, (85%), prefere a plataforma nacional iFood e que o principal motivo para a escolha do aplicativo é pelo hábito de fazerem pedidos por ele. Também foi observado que os principais pontos que interferem para chamar a atenção dos compradores são: os preços, o conhecimento prévio do estabelecimento e a taxa de entrega. Por outro lado, os pontos que influenciam na desistência de compra do consumidor são: os preços dos produtos, a taxa de entrega e a nota de avaliação. Por fim, quando comparado o período pandêmico e pós-pandémico, viu-se que o número de pessoas que manifestaram um aumento no uso dos aplicativos (39,6%) foi muito próximo ao número de pessoas que afirmaram a diminuição do uso dos mesmos (36,8%).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRAssumpção.pdf383.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.