Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23667
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Principais fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores, em uma plataforma de delivery de restaurantes
Autor(es)/Inventor(es): Assumpção, Mariana Rocha
Orientador: Niño, Laura Marina Valencia
Resumo: Esta monografia tem a intenção de entender quais são os principais fatores que influenciam na tomada de decisão dos consumidores, em uma plataforma de delivery de restaurantes. Esta busca foi feita por meio de uma pesquisa quantitativa realizada com residentes do Brasil (sendo 95,3% deles habitantes do Estado do Rio de Janeiro), que utilizam aplicativos de entrega de comida pronta. Para isso, criou-se um questionário, com 8 perguntas fechadas e divididas em duas seções. Por meio delas, procurou-se entender o perfil dos respondentes, com o intuito de saber em qual estado vivem, com qual gênero se identificam e em qual faixa etária se enquadram. Além disso, buscou-se ajudar a entender quais são os aplicativos de delivery de comida mais utilizados no Brasil, dentre eles iFood, Rappi e Uber Eats e o porque dessa escolha vinda dos respondentes. Também, procurou-se apontar quais são os fatores diferenciais, dentro de uma plataforma de delivery de restaurante, que influenciam na escolha de um estabelecimento específico, para os consumidores. Somado a isso, teve-se o intuito de comparar a frequência de utilização desses aplicativos em um período pandêmico, de março a outubro de 2020, com um período pós pandemico, março a outubro de 2022.Com isso, obteve-se 321 respostas de sete estados diferentes, com pessoas que se identificaram entre os gêneros feminino (59,4%) e masculino (40,6%) e com idade superior a 10 anos, (85%), prefere a plataforma nacional iFood e que o principal motivo para a escolha do aplicativo é pelo hábito de fazerem pedidos por ele. Também foi observado que os principais pontos que interferem para chamar a atenção dos compradores são: os preços, o conhecimento prévio do estabelecimento e a taxa de entrega. Por outro lado, os pontos que influenciam na desistência de compra do consumidor são: os preços dos produtos, a taxa de entrega e a nota de avaliação. Por fim, quando comparado o período pandêmico e pós-pandémico, viu-se que o número de pessoas que manifestaram um aumento no uso dos aplicativos (39,6%) foi muito próximo ao número de pessoas que afirmaram a diminuição do uso dos mesmos (36,8%).
Palavras-chave: Restaurantes
Entrega de mercadorias
Comportamento do consumidor
COVID-19
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 27-Dez-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ASSUMPÇÃO, Mariana Rocha. Principais fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores, em uma plataforma de delivery de restaurantes. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRAssumpção.pdf383.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.