Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23694
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Marques, Roberto | - |
dc.contributor.author | Corrêa, Mithaly Salgado | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T14:19:16Z | - |
dc.date.available | 2024-09-18T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Mithaly Salgado. Movimentos materno-universitários em rede: o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro. . 2023. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23694 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Maternidade | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades públicas | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 Pandemic, 2020- | pt_BR |
dc.subject | Women | pt_BR |
dc.subject | Motherhood | pt_BR |
dc.subject | Public universities and colleges | pt_BR |
dc.title | Movimentos materno-universitários em rede: o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2481647952690184 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0614298436628500 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Morgado, Vânia Nunes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2135593645279287 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investiga o lugar das discentes mães na Universidade Federal do Rio de Janeiro, através da análise dos movimentos materno-universitários atuantes na instituição. O primeiro capítulo deste estudo apresenta o tema no qual a pesquisa se insere, fornecendo dados recentes sobre a realidade das mulheres brasileiras em relação ao trabalho de cuidado, as múltiplas jornadas que desempenham, bem como os impactos da pandemia de COVID-19 em suas vidas. O segundo capítulo deste estudo apresenta a metodologia utilizada na pesquisa que tem como base a memória e a experiência. Para isso, são explorados os apontamentos teóricos de Dores (2017), Passos (et al, 2011) e Ferreira (2020). Foram sistematizados ao longo deste trabalho, relatos de acontecimentos, localidades, entrevistas, discursos e personagens considerados relevantes para a construção da memória social dos grupos investigados. Além disso, foram revisadas produções bibliográficas relacionadas a epistemologias feministas, perspectivas teórico-metodológicas, maternidade, gênero, espaço e redes, temas e conceitos que cercam a narrativa na qual os grupos investigados estão inseridos. O terceiro capítulo discute os impactos da pandemia de COVID-19 para mulheres-mães na universidade, dados sobre evasão universitária feminina e de discentes mães nas universidades brasileiras, bem como a formação, objetivos e trajetórias dos movimentos materno-universitários atuantes na instituição. Já o quarto e último capítulo aborda os movimentos materno-universitários a partir do conceito de rede, conforme trabalhado por Santos (2006) e Castells (2012), caracterizando a "Rede de Movimentos Materno-Universitários" sob a perspectiva dos movimentos materno-universitários atuantes na Universidade Federal do Rio de Janeiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mithaly_ SC.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.