Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23708
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Indicadores de segurança como ferramenta de gestão para a indústria bioquímica
Autor(es)/Inventor(es): Dominguez, Jéssica Godoy
Tutor: Vaz Júnior, Carlos André
Resumen: A indústria química possui grande relevância econômica no cenário mundial, podendo ser dividida em três segmentos principais: químicos básicos, especialidades químicas, e químicos de consumo. A petroquímica, pertencente ao grupo dos químicos básicos, estando inserida constantemente em um processo de crescimento e reestruturação, buscando constantemente soluções competitivas e inovadoras que garantam a sustentabilidade do negócio. No contexto atual, o uso de insumos de fontes renováveis e os bioprocessos ganham destaque. No entanto, o controle e redução de impactos a pessoas, meio ambiente e instalações necessitam tornar-se cada vez mais eficientes, implicando no uso de efetivas ferramentas de gestão para prevenção e minimização de riscos e perdas. A utilização de indicadores de segurança como ferramenta de gestão para a indústria química e bioquímica pode contribuir para a eficiência e a segurança operacional de unidades industriais. Os indicadores de segurança de processos podem ser segmentados nos tipos lagging, near miss e leading. O primeiro diz respeito a indicadores reativos, baseados em histórico de acidentes e incidentes. O segundo refere-se aos “quase acidentes”, onde um evento indesejado, por determinadas circunstâncias, não tomou maiores proporções. Já o terceiro, diz respeito a indicadores proativos que permitem a identificação prévia, antes da ocorrência de um evento indesejado. Neste trabalho foi desenvolvido estudo de métricas de indicadores de segurança de três segmentos industriais: nuclear, offshore e petroquímica. Posteriormente estas métricas foram cruzadas, identificando diferenças e semelhanças entre elas. Um grupo de 16 Elementos Fundamentais para a composição de indicadores de segurança foi então elaborado. Ao todo foram propostos 34 indicadores: 26 Indicadores Básicos e 8 Indicadores Direcionados. Os Indicadores Básicos atendem aos 16 Elementos Fundamentais comuns a diferentes setores industriais. Já os Indicadores Direcionados foram elaborados de modo a atender particularidades da indústria de bioprocessos. Todos os indicadores propostos foram, ainda, segmentados em indicadores do tipo lagging, near miss ou leading. A indústria de bioprocessos apresenta muitas similaridades de instalações e produtos químicos perigosos que estão presentes na indústria química tradicional. Por essa razão, foi possível elaborar um grupo de indicadores de segurança baseados no que é praticado na indústria química tradicional, porém, alinhados com as peculiaridades das atividades de bioprocessos. É importante ressaltar que os indicadores propostos são de cunho geral, havendo a necessidade de elaboração de indicadores específicos adequados a cada unidade fabril.
Materia: Indicadores de segurança
Indústria química
Indústria bioquímica
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DOMINGUEZ, Jéssica Godoy. Indicadores de segurança como ferramenta de gestão para a indústria bioquímica. 2014. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Bioprocessos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Engenharia de Bioprocessos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JGDominguez.pdf765.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.