Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23712
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Simulação por autômatos celulares do transporte pneumático de adsorventes para tratamento de gás ácido emitido na combustão de biomassa
Autor(es)/Inventor(es): Coelho, Karoline da Mota
Orientador: Fernandes, Heloísa Lajas Sanches
Resumo: Nas últimas décadas, devido a um aumento da atenção ambiental e do rigor dos regulamentos relacionados à emissão de gases ácidos (especialmente, as emissões de HCl e SO2) em plantas industriais deverão ser reduzidas para valores aceitáveis. Assim, há um interesse renovado em métodos de controle das emissões de gases industriais. A Injeção de Adsorvente Seco (Dry sorbent injection-DSI) é uma tecnologia alternativa, que é eficaz na remoção de SO2 e de HCl, sem as desvantagens dos sistemas tradicionais. Os adsorventes DSI utilizados no mercado atual para o controle de gases ácidos são adsorventes à base de cálcio (cal hidratada) ou à base de sódio (trona, bicarbonato de sódio) que são materiais difíceis de transportar. O transporte pneumático é, desse modo, um método atraente para transmissão dessas partículas. No entanto, o projeto da rede de tubulação para transporte pneumático ainda é largamente baseada no empirismo. Visando a compreensão de uma forma mais integrada os mecanismos relacionados ao fenômeno de transporte de partículas em sistemas de transporte pneumático na direção horizontal, o presente trabalho tem por objetivo simular o transporte pneumático de bicarbonato de sódio, nas condições de operação descritas em um estudo de caso da literatura. Para a simulação, utilizou-se o método dos autômatos celulares, um método discreto caracterizado pela modelagem simples e baixo custo computacional. A simulação foi realizada utilizando-se um código escrito no software Matlab. Através do Matlab foi realizada também a visualização do padrão de escoamento do sistema particulado. Uma vez que os autômatos celulares simulam um sistema adimensional, foi necessária uma análise dimensional do sistema, de forma a obter os grupos adimensionais relevantes para o estudo do transporte pneumático e impor a similaridade entre o sistema simulado e o sistema real. Os resultados obtidos mostram, primeiramente, que a análise dimensional é uma ferramenta indispensável para a utilização dos autômatos celulares, pois através dela foi possível determinar o valor dos parâmetros a serem utilizados na simulação latticegas. Através da ferramenta “Profile” do Matlab foi possível identificar gargalos do código computacional e através de estratégias reduzir o tempo de simulação. Além disso, foi verificado um escoamento da suspensão em “golfadas”, de forma que a concentração de partículas apresentou variação com o tempo em uma mesma seção da tubulação.
Palavras-chave: Emissão de gases
Tratamento
Injeção de adsorvente seco
Dry sorbent injection
DSI
Modelagens e simulações
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COELHO, Karoline da Mota. Simulação por autômatos celulares do transporte pneumático de adsorventes para tratamento de gás ácido emitido na combustão de biomassa. 2015. 99 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Bioprocessos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Engenharia de Bioprocessos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KMCoelho.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.