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dc.contributor.advisorOroski, Fábio de Almeida-
dc.contributor.authorGalvão, Letícia de Albuquerque-
dc.contributor.authorAntonio, Thaís Braga de Almeida-
dc.date.accessioned2024-09-26T18:07:52Z-
dc.date.available2024-09-28T03:00:14Z-
dc.date.issued2014-02-
dc.identifier.citationGALVÃO, Letícia de Albuquerque; ANTONIO, Thaís Braga de Almeida. Estrutura e modelos de negócio da indústria de biodiesel no Brasil. 2014. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23768-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectModelos de negóciopt_BR
dc.titleEstrutura e modelos de negócio da indústria de biodiesel no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9380873464036320pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9278698672122391pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0816367522401184pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alexandre Duarte da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4243747418349048pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Flávia Chaves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3397420209742510pt_BR
dc.contributor.referee3Borschiver, Suzana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9279812350120595pt_BR
dc.description.resumoO uso do biodiesel no Brasil é recente e o interesse pela produção deste biocombustível cresceu com a necessidade compulsória da mistura com o óleo diesel. Para reduzir a dependência de importação do óleo diesel, seja para diminuir o déficit na balança comercial, seja para amenizar as emissões poluentes, surgiram pesquisas por combustíveis alternativos e, dentre eles, o biodiesel. Este biocombustível apresenta muitas vantagens em relação a outros combustíveis e tem sido assunto de grande interesse nos últimos anos. Portanto, este estudo avalia a estruturação das empresas que o produzem no Brasil, analisando as características que estas apresentam em comum, os desafios que precisam vencer e suas principais diferenciações no mercado. Para isto, apresentou-se, primeiramente, um breve conceito sobre biocombustíveis, para depois explicar mais detalhadamente o que é o biodiesel, como pode ser produzido, quais as matérias-primas e tecnologias possíveis, os maiores produtores no mundo e como foi introduzido no Brasil, citando-se também os órgãos reguladores e os leilões realizados pela ANP. Os diferentes perfis das empresas produtoras de biodiesel foram avaliados a partir dos conceitos de Modelo de Negócio e de Cadeia de Valor. O estudo identificou quatro grupos de empresas, baseando-se na origem dessas organizações. O setor de biodiesel no Brasil apresenta grupos de empresas bem heterogêneas na estruturação do negócio. O estudo levantou que ainda existem barreiras tecnológicas a serem vencidas e que, por apresentar grande relevância na competitividade, as empresas precisam equacionar o acesso à matéria-prima. A criação de parcerias, principalmente para acesso aos recursos financeiros, torna-se importante para garantir a competitividade no mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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