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http://hdl.handle.net/11422/23777
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Vaz Júnior, Carlos André | - |
dc.contributor.author | Cunha, Marcelo de Miranda | - |
dc.contributor.author | Schmitz, Nayara Araújo Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-27T19:40:33Z | - |
dc.date.available | 2024-09-29T03:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2014-06 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Marcelo de Miranda; SCHMITZ, Nayara Araújo Diniz. Transporte rodoviário de etanol: cenários acidentais envolvendo formação de bola de fogo (fireball). 2014. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23777 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transporte de produtos perigosos | pt_BR |
dc.subject | Prevenção de acidentes | pt_BR |
dc.title | Transporte rodoviário de etanol: cenários acidentais envolvendo formação de bola de fogo (fireball) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1862808949097711 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9429737352062977 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8211875325162487 | pt_BR |
dc.description.resumo | O modal rodoviário é o mais representativo no transporte de cargas no Brasil, devido ao grande investimento recebido ao longo dos anos por esse setor. O transporte de produtos perigosos por esse meio envolve uma série de riscos, principalmente o de falha humana, sendo este o que mais contribui para que tal modal apresente o maior número de acidentes com cargas perigosas. Os acidentes envolvendo produtos perigosos podem ser muito prejudiciais para a população lindeira e para o meio ambiente, que podem ser afetados pela liberação do produto na atmosfera e contaminação de água e solos, além de possibilidade de incêndios e explosões. Por esse motivo, é necessário um Plano de Emergência bem elaborado, que possibilite uma rápida e eficiente ação da brigada de combate, assim como o isolamento adequado da área. O etanol apresente elevado volume transportado por rodovias, o que aumenta a sua probabilidade de envolvimento em acidentes, e por isso merece atenção especial. O presente trabalho tem como objetivo verificar, através da simulação de diversos cenários e utilizando-se dois métodos de cálculo, se a área de isolamento proposta pela ABIQUIM no Manual para Atendimento à Emergência com Produtos Perigosos é adequada caso haja um acidente rodoviário no transporte de etanol que gere fireball. A área de isolamento dentro da qual a radiação emitida pela fireball é suficiente para causar danos aos seres humanos foi estimada em 800 metros. Este afastamento é similar aquele proposto pelo Manual da ABIQUIM. Deste modo, caso o isolamento seja adequadamente implementado pelas equipes de resposta a emergências, mesmo havendo formação de uma fireball, a população não será exposta a níveis inseguros de radiação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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